No último domingo, 19 de setembro de 2021, a paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga, sediou a ordenação de mais um diácono permanente.

Foi ordenado Hilário Sasso, natural de Sananduva, 65 anos, agricultor, casado e pai de Rafael, Gabriel e Raquel. Hilário exerceu uma série de atividades e ministérios nas comunidades Nossa Senhora da Penha e São Jorge. Como lema, escolheu “Senhor que queres de mim?”. Hilário ainda, foi pedagogo por trinta e seis anos nas escolas da região, especializando-se na área das ciências humanas. Foi preparado, após longo estudo, para assumir o diaconado.

A Santa Missa foi presidida por Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria, e concelebrada por alguns padres. Também estiveram presentes, em grande número, outros diáconos e candidatos ao diaconado permanente da Diocese. Em sua homilia, Dom Sílvio deu algumas características de um discípulo missionário, que os diáconos também são chamados a ser. Destacou que, ” ser ministro ordenado na Igreja Católica é procurar sempre o último lugar, é ter mais prazer em estar com os esquecidos, com os pobres, com as crianças, com aqueles que não tem dinheiro para dar o dízimo, nem para pagar a bênção ou a missa celebrada, nem tampouco para dar ofertas para as nossas construções; é não gostar de holofotes, nem de palanques, muito menos de prestígio, pois assim acontecia com Aquele de quem nos enamoramos”.

Ainda durante a celebração, o diácono recém ordenado, batizou o neto Miguel, um momento marcante na vida do diácono e de toda a sua família.

O diácono Rodrigo Boldo, responsável diocesano pela escola diaconal, ao acolher o neo diácono disse que “não podemos esquecer o grande símbolo e sinal da nossa estola e dalmática, que são simplesmente igualadas ao avental, essa é a origem da dalmática e estola, e o avental não serve nada amais do que para o serviço. Que saibamos seguir e acolher como Jesus fez com as crianças, ou seja, os mais necessitados, os frágeis”. O pároco da paróquia que sediou a ordenação, Padre Osvaldo, ao saudar o novo diácono diz que “de coração, para mim, é uma grande alegria de tê-lo em nossa paróquia, e a mesma com o Santíssimo Cristo Rei do Universo conta contigo, precisamos de sua ajuda, colaboração e o espírito de serviço, com bênçãos e graças junto com a sua família e todas as pessoas que estão contigo, lhes acolho em nome da paróquia com muita estima, obrigado desde já e contamos contigo”.

Em sua fala ao final da celebração, o diácono agradeceu, de modo especial, a Deus, ao Bispo, ao clero, às famílias, amigos, colegas, professores e toda comunidade.

Escola diaconal e próximas ordenações

Escola Diocesana de Diáconos da Diocese de Vacaria iniciou suas atividades em agosto de 2016. Esta foi a primeira vez que a Diocese organizou e coordenou a formação de seus Diáconos, despertando essa vocação e o seu protagonismo no exercício ministerial.

A Escola iniciou com a participação de 23 candidatos de 8 paróquias, contando com a assessoria de padres e seminaristas e totalizando mais de 1000 horas/aula. Destes, 14 foram aprovados para a ordenação, sendo que 12 já foram ordenados e outros 2 serão no próximo mes.

No dia 10 de outubro será ordenado Algeu, na paróquia N. S. da Saúde, de Tupanci do Sul; e em 17 de outubro, Crésio Sbardelotto, na paróquia Santo Antônio, de Lagoa Vermelha.

Texto: Renan P. Zanandréa, Edimar Scopel e Eduardo Martello/PASCOM
Imagens: Eduardo Martello/PASCOM