Brasão Episcopal de Dom Sílvio Guterres Dutra

Download arquivo completo do Anúncio e convocação do Sínodo Diocesano de Vacaria

Dom Sílvio Guterres Dutra
Bispo Diocesano de Vacaria – RS
Por causa do Evangelho de Jesus Cristo

Em sua primeira Exortação Apostólica Evangelii Gaudium o Papa Francisco comunicou ao mundo um sonho que ele acalenta no coração. São palavras dele: “Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação”. Desde então o Santo Padre vem conclamando a Igreja a caminhar em comunhão, a percorrer um caminho de decidida sinodalidade, como expressão da sua mais profunda natureza de comunhão em todos os níveis. Ele mesmo tem dado exemplo firme de sua opção sinodal ao procurar encontrar-se com todos e ouvir a todos, em busca do discernimento da vontade de Deus para o hoje da nossa história.

O princípio da sinodalidade é da natureza da Igreja, a acompanha desde as suas origens e atualmente é reforçado e atuado pelo seu líder máximo o Papa Francisco. Como não sonhar com o Papa? Como não entender que esta tarefa compete diretamente a nós da Diocese de Vacaria, como expressão concreta da Igreja de Cristo que precisa se renovar constantemente para continuar sendo fiel a sua natureza e a sua missão? Por isso, após ouvir o parecer do Conselho de Presbíteros, da Coordenação Diocesana de pastoral e, principalmente, da 43ª Assembleia Diocesana de Pastoral, e processar um discernimento pessoal em oração:

Convoco a Diocese de Vacaria para realizar um Sínodo Diocesano conforme normas para isto prescritas pelo Código de Direito Canônico cân. 460-468.

A motivação, portanto, para a realização deste sínodo, está vinculada ao espírito de renovação que vive a Igreja neste momento, mas igualmente corresponde a bela caminhada já feita por esta Igreja Diocesana que historicamente tem apostado nas estruturas de comunhão e participação. Temos um terreno fértil que dá garantias de que as sementes do sínodo podem germinar e dar muitos frutos. Aliás, belos campos, fontes de água, sementes e disposição de trabalho são elementos que nos caracterizam nestes campos de cima da serra e na região dos nossos pequenos municípios. O trabalho incansável dos nossos antepassados (bispos, padres diocesanos, missionários capuchinhos, religiosas de diversas congregações e, acima de tudo, de inúmeras lideranças leigas) nos comprometem a olhar para frente, a pensar o futuro com ousadia.

Vamos iniciar este belo cainho todos juntos, para ouvirmos o que o Espírito diz à nossa Igreja Particular, à luz do Evangelho e da necessária conversão pastoral.

Na sua forma de mais ampla participação, o Sínodo se desenvolverá a partir do próximo mês de setembro de 2020 e terá sua culminância na Assembleia sinodal com data ainda a ser definida. Até setembro deste ano a equipe de coordenação do sínodo, que coincide com a nossa Coordenação Diocesana de Pastoral, se encarregará de providenciar tudo o que for necessário para que ele siga o caminho desejado, como por exemplo a definição do tema, do lema inspirador e do seu regimento.

A metodologia e o processo de discernimento próprios do Sínodo implicam definições dos chamados membros sinodais. Assim, neste ato, convoco os membros sinodais da Diocese de Vacaria que serão os seguintes: os bispos eméritos da Diocese de Vacaria, os membros do clero diocesano (presbíteros e diáconos), os clérigos religiosos que possuem ofício na diocese, uma representante de cada Congregação Religiosa feminina, por paróquia onde se fazem presentes na diocese, um representante diocesano de cada Pastoral, Movimento ou Associação com presença na diocese, três representantes de cada Conselho Pastoral Paroquial, o Conselho Diocesano de Leigos e outros convidados que serão pessoalmente contactados. Que o Espírito Santo nos conduza e que Nossa Senhora da Oliveira e Mãe Consoladora, interceda por nós na realização deste Sínodo!

Cúria Diocesana de Vacaria, 22 de fevereiro de 2020.

Dom Sílvio Guterres Dutra
Bispo Diocesano de Vacaria