Milhares de fieis participaram nos últimos dias 22 e 23 de fevereiro de 2020, na cidade de Ibiaçá, da 68ª romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos.

Com o tema “Consoladora: mãe que acolhe, protege e envia”, a preparação para a 68ª romaria iniciou no domingo, 23 de junho de 2019, com abertura da novena mensal. A novena aconteceu no último domingo de cada mês, com término no último domingo de janeiro de 2020.

Marca da romaria é a caminhada Padre Narciso Zanatta, iniciada em 2015 e que acontece anualmente no dia 10 de fevereiro, já que neste dia, no ano de 1952, o Padre chegou a Ibiaçá com a imagem de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, sendo um dos responsáveis pela propagação da fé na Mãe Consoladora. Cerca de mil fieis participaram da peregrinação deste ano.

Entre os dias 14 e 22 de fevereiro, realizou-se a novena semanal em preparação à romaria. No sábado, 22, a novena encerrou-se com Missa presidida pelo Bispo Diocesano de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra, seguida da coroação de Nossa Senhora, realizada por mães que recentemente perderam seus filhos em Ibiaçá de maneira trágica e, por fim, aconteceu a tradicional procissão luminosa com o carro andor.

A romaria chegou ao seu final no domingo, 23, com Missa solene no altar campal em frente ao Santuário às 9h e às 14h30min benção com o Santíssimo Sacramento e procissão com o carro andor.

Em entrevista à Rádio Fátima, de Vacaria, Dom Silvio afirmou que a romaria “é uma experiência belíssima que foi se construindo. Creio que nem o Padre Zanatta e nem que iniciaram a romaria imaginavam que ela chegaria a essa proporção”. Segundo o prelado, “celebrar a romaria de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos nos lembra pelo menos duas dimensões: primeiro de encontrar lá um consolo para si mesmo, o que é normal, e sair de lá significa voltar para casa com esse compromisso de também ser consolador, de transformar isso numa missão”.

Texto: PASCOM
Fotos: Matheus Pellin