2020_ritos_seminaristas_

Aconteceram, no dia 21 de fevereiro  de 2020, sexta-feira, às 19h30min, em Celebração Eucarística na oitava noite da Novena em preparação à 68ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá, os ritos de acolhida aos seminaristas da etapa do Propedêutico e do Discipulado/Filosofia, admissão entre os candidatos às Ordens Sacras e instituição do Ministério de Acólito.

A Celebração Eucarística tinha como tema a juventude e foi presidida pelo Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Oliveira e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Caseiros, Pe. Elisandro Guindani. Os ritos foram presididos pelo Bispo Diocesano, Dom Silvio Guterres Dutra.

Na etapa do Propedêutico foram acolhidos os seminaristas: Bruno Mendes, da paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha; Eduardo Martello, da paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga; Igor Cechinatto de Lima, da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Campestre da Serra; e Vinícius Damor Divino, da paróquia São José Operário, de Sananduva. Os propedeutas passam a residir em Vacaria, na Paróquia da Catedral, sendo acompanhados pelo Pe. Rene Antonio Zanandréa. A acolhida dos seminaristas na etapa do propedêutico é um passo importante na caminhada de fé da Igreja e dos mesmos. Nesta etapa, os jovens são inseridos na vida e realidade da Paróquia, bem como na vida comunitária, onde podem fazer o discernimento vocacional. É a acolhida a um chamado realizado por Deus que exige resposta pessoal. Como símbolo desta etapa eles receberam uma imagem de Nossa Senhora Consoladora, abençoada pelo Bispo no início do rito.

Já na etapa do Discipulado/Filosofia foram acolhidos os seminaristas Douglas Francisco Almeida dos Santos, natural da paróquia Imaculada Conceição, de Caseiros, e Pedro Paulo Cara, natural da paróquia São José Operário, de Sananduva. Na etapa da Filosofia os seminaristas passam a residir no Seminário Maior e a ter contato com a academia, através dos estudos filosóficos. São também convidados a serem discípulos seguidores de Jesus Cristo. Como símbolo desta etapa eles receberam um crucifixo, que foi abençoado pelo Bispo, no início do rito.

O terceiro rito foi da Admissão entre os candidatos às ordens sacras do seminarista Renan Paloschi Zanandréa, natural da paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga. O seminarista está no primeiro ano da etapa da Configuração/Teologia. No rito de admissão às ordens sacras o seminarista aspirante ao presbiterado manifestou publicamente sua vontade de se doar a Deus e à Igreja. Após ser admitido, o seminarista passa a ser publicamente conhecido como candidato aos ministérios de Leitor e Acólito.

O último rito foi o recebimento do Ministério de Acólito dos dois seminaristas do terceiro ano da etapa da Configuração/Teologia: Edimar Scopel, natural da paróquia São Luiz Rei, de Ipê, e Marlon de Aguiar, natural da paróquia São João Batista, de Sananduva. A partir do Ministério de Acólito os seminaristas passam auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da santa Missa. Como símbolo desta etapa eles receberam das mãos do Bispo a patena com o pão.

A Diocese conta ainda com outros três seminaristas, que estão na etapa do Discipulado, totalizando doze seminaristas entre todas as etapas de formação.

Texto: PASCOM
Fotos: Matheus Pellin