Com o tema: “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), as Pontifícias Obras Missionárias e a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB motivam para outubro, o Mês Missionário, através da Campanha Missionária 2020.

A campanha convida a todos serem discípulos missionários e sinais de esperança para tantas vidas doadas de forma solidária, principalmente, neste momento em que o mundo passa pela pandemia da Covid-19, que mudou completamente as relações humanas.

Segundo dom Odelir José Magri, presidente da Comissão para a Ação Missionária, “ser missionário é viver como cristão, discípulo de Jesus como batizado e a partir de uma vocação especifica. É responder ao chamado de Deus, sair e fazer-se próximo”.

Dom Odelir destaca que o missionário é convidado a ir às periferias da sociedade para testemunhar a perseverança do amor paciente e fiel de Deus pelas pessoas de nosso tempo, que se expressa com amor gratuito no compromisso da solidariedade, especialmente para com os pobres, os últimos, os excluídos.

Mês Missionário no Brasil

No Brasil, o mês missionário é celebrado em outubro desde 1972, mês para o qual em que se produz materiais que são enviados a todas as arqui/dioceses do Brasil. De acordo com o diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício Jardim, o mês temático dedicado a missão nos ajuda recordar nossa natureza missionária que não se reduz aos eventos, cursos, formações e atividades.

Dentro dessa caminhada missionária da Igreja no Brasil se desenvolve, desde agosto de 2017, o Programa Missionário Nacional (PMN) que foi construído de forma sinodal. Segundo padre Maurício, o PMN é fruto de um processo escuta dos dezoito regionais da CNBB e reflexões iniciadas pela equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA).

Desde então, vem se trabalhando de forma colaborativa para que a missão seja o eixo norteador das prioridades definidas no programa e demais atividades da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

“Como pequena semente, o PMN não é algo acabado, mas deverá acompanhar e assumir a novidade que o Espírito Santo suscita na vida das pessoas e das comunidades eclesiais missionárias, a exemplo do que acontece com as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, ressalta padre Maurício.

Pontifícias Obras Missionárias

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) são organismos oficiais da Igreja Católica, vinculados à Congregação para a Evangelização dos Povos, do Vaticano. Existem para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. São uma rede universal de oração e solidariedade inspirada no testemunho de Paulina Jaricot.

As Pontifícias Obras Missionárias têm como objetivo “promover o espírito missionário universal no seio do povo de Deus” (Congregação para Evangelização dos Povos, Cooperatio Missionalis, 5). A identidade das POM pode ser resumida em duas palavras: universalidade, isto é, todas as Obras para todos os povos; e pontifícias, isto é, são Obras do Papa para toda a Igreja. Constituem uma rede universal, em 130 países, a apoiar o Papa no seu compromisso missionário com todas as Igrejas particulares. Realizam isso mediante a oração, que é a alma da missão, e o auxílio material aos cristãos no mundo inteiro, ajudando a despertar a consciência missionária ad gentes.

Regional Sul 3

A animação e cooperação missionária no Regional Sul 3 da CNBB está por conta do COMIRE (Conselho Missionário Regional). O grupo, constituído por representantes das arqui/dioceses e dos organismos missionários, assume o compromisso animar os Conselhos Missionários Diocesanos para a missão.

O Regional também assume em Moçambique, na Arquidiocese de Nampula, um projeto de missão ad gentes há 26 anos. Atualmente, a equipe missionária integra as leigas Rita de Cássia Bandera e Maria Isabel Tromm e os padres Luiz Weber e Jucelino Martins.

A equipe, além de acompanhar duas paróquias com mais de 150 comunidades da Arquidiocese de Nampula, também oferece apoio ao povo local nas áreas de educação e saúde.

Victória Holzbach
Jornalista – Mtb 19854