Na última segunda-feira, 3 de agosto de 2020, o clero da Diocese de Vacaria esteve reunido via Google Meet para celebrar, mesmo que virtualmente, o dia do Padre.

Tradicionalmente na segunda-feira depois do primeiro domingo do mês de Agosto, os padres da Diocese de Vacaria reúnem-se para um momento de confraternização. Dado o contexto da pandemia, o encontro foi realizado virtualmente, com o objetivo principal de ouvir os padres sobre a vida que estão levando no atual contexto. Sendo assim, o encontro iniciou com a partilha de vida dos padres, que tomou a maior parte do tempo do encontro.

Dom Silvio, falando à PASCOM sobre o encontro, relata que “foi uma experiência muito interessante ter celebrado o dia do padre com os presbíteros de nossa diocese, no contexto daquilo que estamos chamando de ‘novo normal’, já que nosso encontro foi por presença virtual”. O Bispo de Vacaria ainda fez um agradecimento a cada sacerdote: “agradeço a cada presbítero pela sua partilha das experiências vividas em nível pessoal, no acompanhamento de seus familiares e na lida na pastoral paroquial. De minha parte, como bispo diocesano que depende muito da parceria dos presbíteros, resta-me uma palavra de gratidão a cada um pela sua dedicação intensa ao nosso rebanho diocesano. Deus abençoe nossos presbíteros”.

O encontro encerrou-se com avisos e indicações de assuntos sobre os trabalhos desenvolvidos a nível diocesano. Dentre eles a formação sobre o Tríduo Pascal, a dificuldade financeira de algumas paróquias, a ajuda na reconstrução da paróquia Santo Antônio, de Muitos Capões, a nova data da Assembleia Diocesana de Pastoral, o andamento na Diocese do projeto de Iniciação à Vida Cristã e do Sínodo Diocesano, as ordenações dos freis Bruno, em Santo Expedito do Sul, e Rafael, em Lagoa Vermelha, dos materiais da pastoral familiar e da Missa de Ação de Graças pelos 2 anos de ministério episcopal de Dom Silvio na Diocese de Vacaria. Ainda se falou sobre o destino da biblioteca do Pe. Edson José Priamo, falecido no último dia 8 de dezembro. O acervo de livros será doado ao Seminário Maior Nossa Senhora da Oliveira, onde estudam os seminaristas do Discipulado (Filosofia) e da Configuração (Teologia) da Diocese de Vacaria.

Participaram do encontro, além do Bispo Diocesano, 26 sacerdotes, entre religiosos e seculares.

Texto: PASCOM Diocese de Vacaria
Imagem: Reprodução Google Meet