solenidade de corpus christi

No próximo dia 11 de junho de 2020, quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade, a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, mais conhecida por Corpus Christi.

A Solenidade de Corpus Christi já é tradicional na Igreja e iniciou na Diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon e foi oficializada pelo Papa Urbano IV, em 1264 e pelo Concílio de Viena (1311). Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, a Solenidade, que é composta pela Missa, procissão e adoração do Santíssimo Sacramento, precisou ser repensada.

Em Vacaria, por exemplo, será celebrada uma única Missa, no interior da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, às 9h, que será presidida por Dom Silvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria, e concelebrada pelos padres das três paróquias da cidade. A celebração será transmitida pelas redes sociais.

Nessa Missa também serão consagradas três Hóstias que serão expostas para adoração nas igrejas paroquiais das três paróquias de Vacaria. As portas das Igrejas estarão abertas das 10h às 17h para que cada fiel possa fazer sua oração pessoal, evitando aglomerações de pessoas. Além disso, os fiéis são convidados a doar alimentos que serão destinados a famílias carentes. Nas três igrejas paroquiais haverão pontos de coleta.

Já no Santuário Diocesano Nossa Senhora Consoladora, em Ibiaçá, a Santa Missa do dia de Corpus Christi será aberta ao público, com transmissão pelo perfil do Santuário no Facebook e pelas rádios locais. A orientação é que todos usem máscara, sigam as medidas de higienização indicadas pelas autoridades sanitárias e dê-se preferencia para a “participação” através dos meios de comunicação. Contudo, não será realizada a tradicional confecção dos tapetes e nem a procissão com o Santíssimo Sacramento.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou aos bispos orientações litúrgico-pastorais sobre o retorno às atividades nas paróquias, o que contempla também a Missa da Solenidade de Corpus Christi. Confira aqui o documento completo com as orientações.

Texto: Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese Vacaria
Imagem: Claudia Pereira – Fotografia