Corpus Christi 2022

Na quinta-feira (16), em Vacaria, Dom Sílvio presidiu a Santa Missa da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi 2022.

As três paróquias do município de Vacaria, Nossa Senhora da Oliveira, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora de Fátima, organizaram a celebração. Cerca de 170 tapetes foram confeccionados no entorno da praça Daltro Filho, de Vacaria, em frente à Catedral Diocesana. Os trabalhos iniciaram na manhã de quinta-feira, quando Dom Sílvio deu a benção de abertura das atividades.

A Missa foi celebrada à tarde. Em sua homilia, Dom Sílvio destacou que “celebrar a Eucaristia é render graças a Deus pelos inúmeros dons da Criação e tomar a estrada da fraternidade universal como único caminho para a salvação da pessoa humana. Só nos salvaremos de mãos dadas, sem egoísmo e sem isolamento”. Olhando para a segunda leitura proposta para esse dia (1Cor 11,23-26), Dom Sílvio destacou a dimensão da presença real de Jesus na Eucaristia, dizendo que ela “não é mero símbolo nem pãozinho para ser dado às crianças para distraí-las depois da Missa, mas é Corpo e Sangue de Jesus para alimentar homens e mulheres que despertam para o amor a Deus e ao próximo”. E nesse sentido, “a primeira condição para poder comungar é o amor. Portanto, quem odeia ou dissemina o ódio, não pode comungar, não está preparado”. 

Falando a Eucaristia, Dom Sílvio apontou que ela “é remédio para os fracos que estão a caminho e não prêmio para os supostamente bem comportados, […] é alimento para os peregrinos que vivem à procura de Deus na simplicidade, no despojamento e acima de tudo na pessoa dos irmãos e das irmãs”. Por isso, ela “não existe primeiro para ser adorada, mas para ser alimento, uma comida que não saciará a fome física, mas saciará a fome de Deus, a fome de sentido para a vida”.

Finalizando sua reflexão, Dom Sílvio falou sobre o “viver eucaristicamente”. Isso se faz, segundo Dom Sílvio, “testemunhando com coragem a fé na presença real de Jesus na Eucaristia […]. Agradecendo pelo dom que é ter a presença de um sacerdote que junto com a comunidade produz a Eucaristia. […] Se tornando alimento para os outros, deixando-se mover pela compaixão, aquela que moveu Jesus, como regra de vida. […] Sendo grato para o doador do pão e do vinho, de quem nos vem igualmente todos os bens de que precisamos […]. Imitando Jesus, que mais do que dar coisas, doa-se a si mesmo”.

A celebração do Corpus Christi 2022 em Vacaria foi marcada também pela solidariedade, cujas doações serão destinadas à Casa da Fraternidade Fratelli Tutti.

Ao final da missa, como forma verdadeira manifestação comum de fé e adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo, foi realizada a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas centrais da cidade, terminando com a benção solene. 

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese Vacaria
Fotos: Divulgação Facebook/Catedral Nossa Senhora da Oliveira

Compartilhe