Pastoral Carcerária

Aconteceu, no dia 18 de junho de 2022, o encontro com coordenadores arquidiocesanos e diocesanos da Pastoral Carcerária (PCr) do Rio Grande do Sul. A Diocese de Vacaria foi representada pela irmã Iraci dos Santos, ISJ, coordenadora diocesana.

A reunião, sob a coordenação do padre Eduardo Luiz Hass, coordenador estadual, iniciou com a oração, feita pelo padre Edson Tomazin, e a saudação do bispo referencial da PCr, Dom Liro Vendelino Meurer. O encontro seguiu com a reflexão sobre a realidade carcerária nacional, com a participação da Ir. Petra, coordenadora nacional. Posteriormente houve a escuta das dioceses, especialmente sobre as dificuldades de acesso às casas prisionais.

Segundo a irmã Iraci, “nos encontros, partilhas, encaminhamentos, decisões e passos concretos da Pastoral Carcerária, nos sentimos a Igreja viva de Jesus Cristo. O Seu apelo ‘estive preso e me visitaste’ é escutado permanentemente pelo coração de cada agente da pastoral. E, neste seguimento profético de Nosso Senhor, percebemos os sinais de perseverança, esperança, conexão e alegria”.

A Assembleia Estadual, que será realizada de forma presencial, está marcada para setembro.

Texto: Ir. Iraci de Fátima Cirino dos Santos/Coordenadora Diocesana da Pastoral Carcerária