cursilho

No dia 8 de outubro, aconteceu, na cidade de São José do Ouro, a 14ª Ultreia Diocesana do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Vacaria. Estiveram reunidos cerca de 480 cursilhistas oriundos das diversas paróquias da Diocese.

O assessor do encontro deste ano foi o padre frei Marcelo de Carvalho, OFMCap, que falou sobre a importância da fé na vida familiar e sua pertença comunitária. Também se fizeram presentes o pároco da Paróquia São José, padre Luiz Primachik, que presidiu a Santa Missa, e o bispo diocesano Dom Sílvio Guterres Dutra.

A coordenadora do setor anfitrião, Mariza Hoffman, afirmou que “quando abraçamos uma causa com vontade e fé, sem medo, as coisas acontecem de uma maneira tão leve que dá para sentir o Espírito Santo em cada pessoa, em cada atitude, em cada acontecimento”. Testemunhou ainda que foi uma experiência única e agradeceu a todos os envolvidos pela ajuda e participação.

O padre Elisandro Guindani, assessor eclesiástico do Movimento, disse que “foi um encontro muito agradável de oração, formação e convivência. Sobretudo, um dia em que rendemos graças ao Deus da vida por tantos irmãos e irmãs que doaram seu tempo e talentos durante a realização dos retiros neste ano e, também, pela multidão de cursilhistas que vivem o seu quarto dia com entusiasmo, dedicando-se a evangelizar ambientes”.

As Ultreias Diocesanas ocorrem anualmente, a próxima será em 2024 na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campestre da Serra.

Texto: Maurício Zanotto/Pascom Diocese de Vacaria, com informações do GED
Fotos: Danieli Zambonin/GED