O Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica da Diocese de Vacaria realizou no último sábado (30), nas dependências do Salão Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Caseiros/RS, o 6º Rebanhão de Jovens. O retiro foi conduzido pela Comunidade Católica de Louvor e Adoração Emanuel (CLAE), da Diocese de Novo Hamburgo/RS, e reuniu cerca de 90 pessoas de diversas cidades da Diocese.

O tradicional retiro, que reuniu mais de 250 pessoas de 2015 a 2019, não pôde acontecer desde 2020 devido à pandemia da Covid-19 que afetou o Brasil e o mundo. No entanto, como parte do esforço para fortalecer uma das prioridades do Plano Pastoral da Diocese de Vacaria, que é a juventude, a Renovação Carismática Católica, por meio do Ministério Jovem, se empenha em resgatar e evangelizar os jovens. O carisma do Movimento enfatiza a possibilidade de transformação da vida por meio da experiência com o Espírito Santo de Deus.

Durante o encontro, foram realizadas atividades e propostas que seguiram uma abordagem processual e querigmática, com base em passagens bíblicas significativas. As atividades foram inspiradas em trechos como “tenha a coragem de abrir-se ao amor incondicional de Deus” (Is 43,4); “destruir a barreira entre nós e Deus” (Is 59,1-4); “o Alto preço do vosso resgate” (1Cor 6,12-20); e “o Espírito e a Esposa dizem: Vem” (Ap 22,17).

Testemunhando a unidade com a Paróquia que acolheu o Movimento, os participantes do encontro participaram da Santa Missa comunitária, presidida pelo pároco, Pe. Osvaldo Caballosa González, e contou com a participação do Ministério de Música e dos membros do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica da Diocese. Ao término do encontro, houve a citação da reflexão feita por São João Paulo II, baseada em Rm 8,15: “Jovem, recebeste o Espírito que, por adoção, vos torna filhos. Não desperdices esta grande herança”.

Texto e imagens: Guilherme C. Erthal / Ministério Jovem – RCC – Diocese de Vacaria