No último sábado, 11 de setembro de 2021, a paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha, sediou a ordenação de dois diáconos permanentes.

Foram ordenados Anildo Guindani e Enio Zanette. Anildo, natural de Lagoa Vermelha, 30 anos, agricultor, casado e pai de uma filha, exerceu uma série de atividades e ministérios na comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, em Capão Bonito do Sul, e na Matriz São Paulo Apóstolo. Como lema, escolheu “felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a seguem” (Lc 1,28). Enio, natural de Ibiraiaras, 64 anos, agricultor, casado e pai de dois filhos, exerceu atividades e ministérios na comunidade Nossa Senhora de Caravaggio, em Capão Bonito do Sul, paróquia São Paulo Apóstolo. Adotou como lema “fazei-vos servos uns dos outros pela caridade” (Gl 5,13).

A Santa Missa foi presidida por Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria, e concelebrada por alguns padres. Também estiveram presentes, em grande número, outros diáconos e candidatos ao diaconato permanente da Diocese. Em sua homilia, Dom Sílvio deu algumas características de um discípulo missionário, que os diáconos também são chamados a ser. Destacou que, “ao chamar e enviar ainda hoje, Jesus nunca engana ninguém, por isso alerta sobre possíveis conflitos. Onde o Reino de Deus é anunciado, onde se prega a fraternidade, a partilha, o despojamento, a não violência ativa, os espíritos maus sempre se manifestam. Os que aceitam ser enviados devem cumprir a missão de maneira pacifica, jamais com espírito bélico, nunca apegados ao poder, com pretensões políticas. Devem se despojar de tudo o que não é necessário, sem jamais serem ávidos do lucro, pois a fé cristão não é negócio e a Igreja não é uma empresa. Somos uma comunidade de irmãos que se ajudam e que, juntos, esperam o céu”. E ainda apontou que “ser discípulo missionário é gastar-se para trazer para a comunidade os excluídos dela, os excluídos, os pobres, os estrangeiros. O conteúdo deve ser o Reino de Deus, que já deve começar aqui entre nós, um reino de justiça, de paz e fraternidade”.

O Pe. Cláudio Prescendo, Vigário Geral e coordenador da Escola Diaconal da Diocese de Vacaria, em sua acolhida aos novos diáconos, agradeceu o sim dado pelos dois e lembrou que numa paróquia o ministério diaconal não existe porque tem pouco padre, mas é uma vocação específica na vida da Igreja e, por isso, muito importante. O Pe. Luiz Primachik, pároco da paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha, também acolheu os dois novos diáconos. Segundo ele, “o grande desafio do diácono é ser esse testemunho na família, no trabalho e na comunidade na busca pela santidade”.

Em suas falas ao final da celebração, os diáconos agradeceram, de modo especial, a Deus, ao Bispo, ao clero, às famílias, amigos, colegas, professores e toda comunidade.

Escola diaconal e próximas ordenações

Escola Diocesana de Diáconos da Diocese de Vacaria iniciou suas atividades em agosto de 2016. Esta foi a primeira vez que a Diocese organizou e coordenou a formação de seus Diáconos, despertando essa vocação e o seu protagonismo no exercício ministerial.

A Escola iniciou com a participação de 23 candidatos de 8 paróquias, contando com a assessoria de padres e seminaristas e totalizando mais de 1000 horas/aula. Destes, 14 foram aprovados para a ordenação, sendo que 11 já foram ordenados e outros 3 serão nos próximos meses.

No próximo domingo (19) será ordenado Hilário Sasso, na paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga; no dia 10 de outubro será ordenado Algeu, na paróquia N. S. da Saúde, de Tupanci do Sul; e em 17 de outubro, Crésio Sbardelotto, na paróquia Santo Antônio, de Lagoa Vermelha.

Texto: Edimar Scopel e Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Imagens: Reprodução Facebook Tua Rádio Cacique/Paroquia São Paulo Apóstolo