processo catequético - vela, bíblia e cruz

Em tempos de pandemia o cuidado à vida é nosso mais preciso ato catequético. Assim sendo, a equipe diocesana de Animação Bíblico Catequética da Diocese de Vacaria, realizou 5 encontros de modo virtual para catequistas e coordenações, abrangendo as cinco foranias desta Igreja Particular. Os mesmos visaram a oração, o encontro, fortalecimento do vinculo família catequética e uma avaliação do processos que se decorreu nos tempos de pandemia.

Entre os dias 23 à 27 deste mês vocacional, cerca de 100 catequistas participaram dos encontros propostos pela Equipe Diocesana. Além de reafirmar nossa fé a partir de momentos orantes; todas as paróquias participantes, puderam avaliar o processo catequético proposto pela Diocese neste tempo de pandemia.

Muitas maravilhas surgiram das pontuações e ponderações significativas que foram relatadas. O vínculo igreja, catequese e família se destacou. O anseio em buscar a fé e retornar as atividades junto à comunidade constitui outra maravilhosa experiência dita. Além de muitos outros pontos positivos que apontaram que a opção realizada e fomentada pela Coordenação Diocesana às paróquias atingiu seu objetivo e trouxe muitas luzes para o retorno gradual, sem perder o comprometimento família.

No centro do encontro, auxiliados pelos seminaristas do 4º ano da Configuração (Teologia), Edimar e Marlon; tivemos informação e formação acerca da carta do Papa Francisco “Antiquum Ministerium“, com a qual institui o ministério do Catequista. Ressaltaram assim que a dimensão catequética da Igreja Católica está no coração do Santo Padre. Do mesmo é urgente reconhecer, valorizar, formar e instituir os catequistas como ministros da Igreja. Estes por sua vez devem, revestido desta Graça ministerial, serem homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que testemunhem os valores cristãos à sociedade sendo um sinal que aponta ao mundo o verdadeiro horizonte do seu existir, Jesus Cristo e a Salvação que Ele nos concede. Assim a missão do catequista é insubstituível para que a Igreja possa existir e atingir seu objetivo primordial de servir a Cristo e conduzir à Ele.

O encontro foi concluído com momento de ação de graças pela vida e missão de cada catequista de nossa Diocese de Vacaria, em número de 756. Louvamos e bendizemos a Deus tantas vidas, testemunhos e tempo doado ao servido do Reino de Jesus Cristo, realizado nos “bastidores” da vida eclesial, sobremodo, fundamental para uma vida Cristã autêntica e fiel.

Com as bênçãos de Deus, os encontros foram avaliados pelas catequistas participantes como momento precioso e de muito proveito nestes tempos.

Assim seguimos, irmanados avançaremos ainda mais nesta dimensão catequética com seus novos desafios, mas confiantes na companhia do Santo Espírito que suscitará as respostas que rompem todas as barreiras e renova a face da terra.

TEXTO: Pe. André VarisaPároco Paróquia São José-Ausentes-RS Referencial diocesano da dimensão Bíblico Catequética da Diocese de Vacaria – Referencial do projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã
Foto: por Il ragazzo, disponível em cathopic.com.