Ordenação Diáconos Permanentes - Catedral Vacaria

No dia 13 de março de 2020 a Diocese de Vacaria, na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, celebrou a ordenação dos quatro candidatos pertencentes à Paróquia: Gabriel Lusiano Chedid, Marcos Da Boit Suzin, Nelson Francisco Benvenutti e Renato Claro de Lima. A missa de ordenação foi presidida pelo Bispo Diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra. Além de parte do clero diocesano, os candidatos que ainda serão ordenados e os familiares dos novos diáconos, estiveram presentes os representantes da Comissão Regional de Diáconos da Regional Sul da CNBB, os Diáconos Flávio Antonio e Carlos Cofferri, ambos da Arquidiocese de Porto Alegre.

Em sua homilia, Dom Sílvio destacou que “a melhor definição teológica do diaconado está em vê-lo como sacramento do Cristo Servo”, pois “o diácono colabora com o Bispo e com o presbítero, sendo para estes um sinal permanente do Cristo servo e apontando para a necessidade de uma Igreja que precisa ser pobre e servidora”. Também afirmou que “a missão específica do diácono mostra constantemente à Igreja a centralidade da Palavra e da caridade. Portanto, não se trata de exaltação do ministro ou do ministério, mas sim da explicitação das causas que ele representa e que justificam a sua existência. De fato, Palavra e caridade justificam a existência de nossos diáconos”.

Ao final da celebração, Nelson Francisco Benvenutti, em nome dos neo-diáconos, agradeceu a todos que colaboraram no processo de formação e discernimento vocacional.

Escola Diaconal

A Escola Diocesana de Diáconos da Diocese de Vacaria iniciou suas atividades em agosto de 2016. Esta foi a primeira vez que a Diocese organizou e coordenou a formação de seus Diáconos, despertando essa vocação e o seu protagonismo no exercício ministerial.

A Escola iniciou com a participação de 23 candidatos de 8 paróquias, contando com a assessoria de padres e seminaristas e totalizando mais de 1000 horas/aula. Destes, 14 serão ordenados neste ano.

Os ordenados

Gabriel Lusiano Chedid, natural de Vacaria, 43 anos, foi servidor público municipal e estadual e atualmente exerce o cargo de Analista Judiciário na Justiça do Trabalho, casado com Aline Carla de Almeida Chedid, pai de Natália Maria de Almeida Chedid e Manuela de Almeida Chedid, exerceu os ministérios da Palavra, de Leitor e Acólito na Paróquia Nossa Senhora da Oliveira, e coordenou o Movimento de Cursilhos de Cristandade Diocesano de Vacaria;

Marcos Da Boit Suzin, natural de Vacaria, 48 anos, foi bancário e atualmente é Assessor Jurídico do Ministério Público, casado com Eliandra de Lima Suzin, pai de Mateus de Lima Suzin, exerceu o ministério da Palavra, da Eucaristia, Leitor e Acólito na Paróquia Nossa da Oliveira, e foi coordenador do grupo de oração Água Viva;

Nelson Francisco Benvenutti, natural de Caxias do Sul, 82 anos, foi professor de ensino médio e superior, Diretor de colégio José Fernandes de Oliveira, da faculdade de Letras e Educação de Vacaria, e do Campus Universitário de Vacaria, sócio-fundador e presidente do Corede – Conselho Regional de Desenvolvimento do Nordeste -, casado com Nara Maria Faoro Benvenutti, pai de Rodrigo, Patrícia e Maurício Benvenutti, avô de Luiza e Antonella, e atuou na Pastoral do Batismo na Paróquia Nossa Senhora da Glória, exercendo a mesma função atualmente na Paróquia Nossa Senhora de Fatima, sendo Leitor e Acólito na Paróquia Nossa Senhora da Oliveira;

Renato Claro de Lima, natural de Vacaria, 74 anos, foi professor de ensino médio, e superior de Biologia; foi diretor do colégio José Fernandes de Oliveira e da Escola Vitória Quintela Ly, delegado da educação, fundador e primeiro diretor do 30º Núcleo do CPERS. Irmão de Norma de Lima Guerra, Mathias Claro de Lima Filho (in memorian) e César Claro de Lima. Exerceu o ministério da Palavra, da Eucaristia, Leitor e Acólito na Paróquia Nossa Senhora da Oliveira, e coordena há mais de vinte anos a Trezena em honra a Santo Antônio em Vacaria.

Próximas Ordenações

Os demais candidatos serão ordenados ao longo deste ano. Em 17 de abril serão ordenados na Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, em Vacaria: Ênio Finardi, José Luciano, Rodrigo e Rudimar. Outros seis candidatos serão ordenados em paróquias espalhadas pela Diocese: Cresio, dia 1 de maio, na paróquia Santo Antônio, de Lagoa Vermelha; Ênio Zanette e Anildo, dia 16 de maio, na paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha; Algeu, dia 30 de maio, na paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Tupanci do Sul; Hilário, em data a confirmar, na paróquia Cristo Rei de São João da Urtiga; e Alex, em data também a confirmar, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Machadinho.

Texto: Pascom
Fotos: Néia Domingos