Formação sobre a iniciação à vida cristã

Aconteceu nos dias 14 e 15 de março de 2020, nas cidades de Vacaria e Sananduva, o encontro de formação sobre a Iniciação à Vida Cristã. Este encontro é uma proposta diocesana que foi aprovada na Assembleia de Pastoral do ano de 2018. A formação foi realizada pelo Padre Adilson Correa da Fonseca, membro da comissão arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã, pároco da Paróquia Santa Bárbara, de Arroio dos Ratos, e Vigário Episcopal do Vicariato de Guaíba, na Arquidiocese de Porto Alegre.

Os encontros iniciaram com um momento de oração, motivado pelo texto bíblico de At 8,26-38. Após, o bispo diocesano, Dom Silvio Guterres Dutra, fez uma breve retomada da implantação do projeto de Iniciação à Vida Cristã na Diocese. Nesta retomada expôs que em 2018, quando reuniu-se com os padres, pediu que não se pensasse nada a longo prazo, mas sim que fosse pensado algo para 2019, pois entendia que precisava conhecer a realidade diocesana, visto ter recém chegado à Diocese. Sugeriu o projeto de Iniciação à Vida Cristã, que já estava sendo trabalhado a mais tempo na Igreja do Brasil. Seria, assim, uma oportunidade de caminhar junto com a Igreja.

Os sacramentos de iniciação cristã são três: Batismo, Eucaristia e Crisma. Na Diocese de Vacaria, o primeiro sacramento a ser trabalho será o do Batismo. Esta formação dar-se-á em três momentos: o encontro deste final de semana foi de aprofundamento acerca do sacramento do Batismo; o segundo momento acontecerá nos dias 6 e 7 de junho, novamente nos núcleos de Vacaria e Sananduva, onde serão apresentados os textos com as orientações de como proceder com o sacramento; por fim, o terceiro momento será em no dia 29 de agosto, quando acontecerá a 3ª Jornada Diocesana de Catequese e a 1ª Jornada do IVC.

Nos encontros desse final de semana, a reflexão inicial foi sobre como evangelizar em um mundo em transformação, com base no material elaborado pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Antônio Brustolin. A reflexão apontou que um dos caminhos que a Igreja deve seguir é o de ser especialista em humanidade, onde o anúncio da fé deve ser sempre uma questão comunitária. O novo método busca iniciar no mistério de Jesus Cristo.

Na exposição do Pe. Adilson, viu-se que é uma nova prática da iniciação à vida cristã, de preparar as famílias e crianças que serão batizadas. A ideia é que aconteça da seguinte forma: primeiramente o acolhimento da família nas secretarias paroquiais; depois uma visita às casas para anunciar o amor de Deus; num terceiro momento acontece a apresentação e a acolhida na comunidade; o quarto passo é a realização do batismo; no quinto momento os catequistas do batismo são convidados a fazer mais uma visita na casa, para acompanharem a vivência do sacramento do batismo, com a proposta da bênção da casa e do berço; no último momento acontece a celebração do primeiro ano do batismo.

Os encontros contaram com a presença de bispos, padres, religiosas consagradas e leigos, dentre eles candidatos ao Diaconato Permanente. Estes passam a ser catequistas do batismo e serão os responsáveis por implantar este novo método nas Paróquias e comunidades da Diocese de Vacaria.

Texto: PASCOM
Fotos: Pe. Rene A. Zanandréa e PASCOM

Compartilhe