reuniões de forania 2024

A última semana foi marcada pela primeira rodada de reuniões de forania de 2024. Os encontros trataram dos principais assuntos que envolverão a vida diocesana neste e nos próximos anos, de modo especial das quatro prioridades escolhidas para a Diocese através do Sínodo Diocesano: Iniciação à Vida Cristã; formação; missão em pequenos grupos; e juventude. As reuniões foram realizadas nas cidades de Campestre da Serra (região de Ipê), Lagoa Vermelha (região de Lagoa Vermelha), Ibiaçá (região de Sananduva), Tupanci do Sul (região de São José do Ouro) e São José dos Ausentes (região de Vacaria) entre os dias 12 e 16 de março.

Para a Iniciação à Vida Cristã, foram anunciados os encontros com as coordenações paroquiais de catequese (26/03), os encontros diocesanos de formação para catequistas (28/05; 25/06; 20/08; 17/09) e as visitas às paróquias para encaminhamentos da Pastoral do Batismo nos meses de abril e maio. Também teve destaque o Seminário sobre Iniciação à Vida Cristã promovido pela Arquidiocese de Passo Fundo e a Itepa Faculdades (25/05).

Já sobre a formação, foram apresentados encontros a serem realizados ao longo deste ano: fraternidade e amizade social (23/04); compreendendo o mundo em que vivemos (21/05); a caridade, como vai? (22/06); era migrante e me acolheste (10/08); encontro com Jesus Cristo (27/08); construtores da paz (29/10); e as religiões a serviço da vida (30/11). Os destinatários dessas formações são os futuros coordenadores de pequenos grupos, os coordenadores de pastoral e serviços eclesiais, os coordenadores de movimentos eclesiais, os coordenadores de movimentos sociais, entidades, ordenados e vida consagrada.

Quanto à missão em pequenos grupos, os presentes foram orientados a motivar e inscrever os animadores no itinerário da prioridade da “formação” e a prepararem-se para a implantação das primeiras pequenas comunidades em cada paróquia, cujo início prevê-se para 20 de outubro, Dia Mundial das Missões.

Por fim, no que tange à prioridade da juventude, deu-se destaque à primeira Romaria Diocesana da Juventude, que acontecerá em Ibiaçá, no Dia Nacional da Juventude, 27 de outubro.

Cada encontro iniciou com uma exposição sobre a Campanha da Fraternidade 2024. Nas reuniões ainda foram tratados os temas das avaliações das romarias realizadas neste ano (Romaria da Terra e Romaria de Ibiaçá), os encaminhamentos do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese, além de outros comunicados e agendas para o ano.

De acordo com Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano, as primeiras reuniões deste ano “foram de encaminhamentos e combinação de estratégias para a implantação das prioridades escolhidas pelo Sínodo Diocesano, diferente de outras ocasiões em que se tinha o objetivo de discutir e tomar decisões”. No programa Tempo de Ser Igreja, agradeceu “a todos os que participaram dos encontros das foranias, nossas regiões pastorais” e destacou o “espírito positivo que sentimos em cada uma delas”.

Também o Padre Elisandro Guindani, coordenador diocesano de pastoral, que participou pela primeira das reuniões desde que assumiu esta função, considerou “que as primeiras reuniões de forania deste ano foram marcadas pelo espírito de sinodalidade. Foram encontros importantes para os encaminhamentos pastorais deste e dos próximos anos, onde, com o empenho de muitos, os projetos diocesanos acontecerão e movimentarão a vida pastoral de nossa Diocese”. Por fim, Pe. Elisandro agradeceu o empenho de todos para a realização dos encontros de forania.

As próximas reuniões de forania de 2024 acontecerão no mês de agosto: dia 13 em Ipê (forania de Ipê); dia 14 em Ibiraiaras (forania de Lagoa Vermelha); dia 15 em Cacique Doble (forania de São José do Ouro); dia 15 à tarde em Sananduva (forania de Sananduva); e dia 17 em Vacaria (forania de Vacaria).

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: Divulgação – Coordenação de Pastoral