Aconteceu no último domingo, 17 de março de 2024,  na Catedral  Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria, o 15° encontro dos grupos do Apostolado da Oração e Legião de Maria

A programação do encontro teve início com a palestra ministrada pelo Padre Felipe Carra, pároco da paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, Paim Filho. O Padre trabalhou sobre o sentido da vida, cuja reflexão foi iluminada por passagens bíblicas acerca do tema. O encontro seguiu com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra.

Segundo o assessor do encontro, Padre Felipe, três pontos  marcaram o encontro: “primeiramente a participação ativa e em grande quantidade de fieis das paróquias que contam com esses grupos, que fizeram com que os momentos de oração fossem celebrados com bastante alegria e dinamicidade, sem que fosse algo monótono”. Um segundo aspecto mencionado pelo padre foi “a participação dos fieis na casa-mãe da Diocese e, nesse sentido, a Missa presidida pelo Bispo Diocesano, que marca positivamente os visitantes que vêm até a Catedral”. E, por fim, o padre ressaltou de modo singular o tema escolhido para percorrer os trabalhos do dia, “que nos convidam a olhar a vida como um vaso de felicidade aonde a gente vai construindo as relações, partilhando as angústias e celebrando as conquistas. Ou seja, esse sentido próprio que é dado primordialmente pela fé e a intimidade com Deus”.

Após o almoço, o encontro seguiu com um momento mariano e a bênção do Santíssimo Sacramento no interior da Catedral. A conclusão e bênção de envio foi conduzida pelo padre Elisandro Guindani, pároco da paróquia Nossa Senhora da Oliveira.

O evento diocesano reuniu cerca de trezentas pessoas de diversas paróquias da Diocese. A edição de 2025 será na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Cacique Doble.

Texto e fotos: Eduardo Martello e Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria