Padroeira

A partir desta segunda-feira, 5 de setembro, a Catedral Diocesana Nossa Senhora da Oliveira acolhe a celebração do Tríduo, que culminará com a Missa Festiva na quinta-feira, dia 8, em honra à padroeira diocesana.

A imagem da santa foi encontrada em 1750, durante uma queima de campo, após o inverno. Desde então essa presença materna de Maria tem confortado a ação evangelizadora nos Campos de Cima da Serra.

No calendário litúrgico da Igreja, o dia 8 de setembro marca a Festa da Natividade de Nossa Senhora. Além desse marco, a Prelazia de Vacaria foi criada em 8 de setembro de 1934 (e elevada a Diocese em 10 de fevereiro de 1957). Atualmente o dia 8 de cada mês é o dia diocesano de oração pelas vocações, também em menção ao 8 de setembro.

O pároco da Catedral, padre Rene Zanandréa, relatou que, “na Missa festiva do próximo 8 de setembro, a ser celebrada na Catedral de Vacaria, será encenada a ‘aparição admirável’ da imagem da padroeira em meio ao fogo. Além disso, um gesto de presentear a Maria Menina deverá ser carregado de emoção. Todos que participarem da Santa Missa são convidados a levar presentes para a ‘aniversariante’, ou seja, oferecer presentes para bebês e crianças (roupas de cama e de corpo, fraldas, leite e outros alimentos). O material arrecadado será entregue às pastorais da Criança e do Migrante, que desenvolvem um importante trabalho aqui em Vacaria”.

A Missa Festiva da quinta-feira, 8 de setembro, às 19h, será transmitida pelo Facebook da Catedral.

Texto e imagem: Pe. Rene Zanandréa/Paróquia Nossa Senhora da Oliveira