Para celebrar o 56° Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS), a Pastoral da Comunicação do Regional Sul 3 – Pascom RS – lançou na última terça-feira (24) o documentário “Escutando com o ouvido do coração”. A atividade busca refletir e aprofundar a mensagem do Papa Francisco que, neste ano, convida à escuta. No documentário, os agentes da Pascom RS apresentam um pouco do trabalho social e pastoral da Igreja no Rio Grande do Sul, escutando aqueles que tiveram suas vidas transformadas pelo amor, pela caridade e pela fé.

De acordo com a Coordenadora da Pascom RS, Greice Pozzatto, a apresentação deste documentário está dentro da programação da Semana da Comunicação, iniciada na segunda-feira, dia 23, com programação nacional e estadual: “todos os anos buscamos fazer uma atividade que esteja de acordo com a mensagem do Papa para o DMCS. Neste ano, não foi diferente. Como forma de exercitar a nossa escuta, como comunicadores das nossas dioceses, fomos às bases, nas comunidades, para ouvir as experiências de vida, tanto daqueles que ajudam, quanto daqueles que recebem esta ajuda”. Greice ainda destaca que “é impossível, em um único vídeo, mostrar todas as ações que são realizadas pelas nossas pastorais, pela nossa Igreja, em prol dos mais necessitados, mas, pelo menos um pouquinho, estará presente no vídeo que estaremos apresentando”.

A opção pela produção e apresentação do vídeo foi feita durante o primeiro encontro de formação e planejamento da Pascom RS, onde todos puderam se envolver na atividade. Nesse sentido, segundo Greice, “houve uma grande integração e envolvimento dos agentes da Pascom na realização desta atividade, desde a construção de pauta, roteirização, produção, edição etc. Isso é muito válido quando realizado num grande grupo”.

Casa da Fraternidade Fratelli Tutti: instrumento da escuta de Deus aos que estão à margem da sociedade

A Diocese de Vacaria participou do documentário apresentando a escuta dos que estão à margem da sociedade, mostrando alguns dos projetos e pastorais articulados na Casa da Fraternidade Fratelli Tutti, em Vacaria.

O projeto da Casa da Fraternidade Fratelli Tutti teve início em 2021, quando, após 70 anos, o imóvel no qual funcionava a Casa Lar Divina Providência, voltou a ser administrado pela Diocese de Vacaria. Buscando manter vivos os princípios firmados desde sua origem, isto é, servir às causas sociais com compromisso e responsabilidade, a Casa busca ser um espaço de articulação e integração da ação social na Diocese de Vacaria como resultado de uma reflexão que visa aprofundar os rumos da Pastoral Social na dimensão sócio-transformadora.

No documentário, através de diversas entrevistas, evidenciam-se alguns projetos desenvolvidos na casa: Dom Sílvio Guterres Dutra, Bispo Diocesano de Vacaria, e Ir. Flávio Alves Rosário, FC, Coordenador da Casa da Fraternidade Fratelli Tutti, apresentaram a Casa e refletiram sobre a sua atuação; Maria das Graças Gomes Conceição falou sobre o Projeto Nosso Prato; Sirley Andrigheti de Vargas e Petrolina Rossoni Cardoso apresentaram a Pastoral do Pão; Patrícia Paganella de Oliveira relatou a acolhida e escuta feita pela Pastoral do Migrante; por fim, Daniele Zambonin relatou o trabalho feito pelo Movimento de Cursilho com o Projeto Cozinha Solidária.

A PASCOM da Diocese de Vacaria ajudou a produzir o documentário, realizando as entrevistas na Diocese. O diac. Edimar Scopel, membro da PASCOM, destacou que “logo que foi feita a proposta do documentário, consideramos que era importante tornar visível esse projeto que, mesmo com tão pouco tempo de existência, já possui uma grande incidência social na cidade de Vacaria”. Ainda segundo Edimar, “a oportunidade de visitar a Casa e conversar com os agentes foi, também, uma oportunidade privilegiada de, enquanto PASCOM, colocarmos em prática aquilo que o Papa nos pede na carta: que façamos a boa comunicação, que ouçamos com o ouvido do coração, que escutemos quem está à nossa frente, abeirando-se com abertura leal, confiante e honesta”.

O Documentário já pode ser assistido pelo canal do Regional Sul 3 no YouTube e pela página do Facebook do Regional Sul 3.

Texto: Diac. Edimar Scopel/Pascom Diocese de Vacaria. Com informações do Regional Sul 3 da CNBB.
Imagem: Divulgação/CNBB Sul 3 e PASCOM RS.