Aconteceu no último domingo (29), Solenidade da Ascensão do Senhor, o 5° Congresso Diocesano da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Vacaria. O encontro foi realizado no salão paroquial da paróquia São Paulo Apóstolo de Lagoa Vermelha. As atividades foram conduzidas pelos servos da RCC Arquidiocese de Passo Fundo Carlos Júnior Luz, Jhonatan Lima, Francisco Zanella e Ana Maria Flores da Silva.

As temáticas perpassaram reflexões acerca do querigma, motivando os presentes à perseverança e, principalmente, a viver com autenticidade sua fé, a partir do encontro pessoal com Cristo. Além das reflexões, houveram momentos marcantes, através da pregação da Palavra, momento mariano e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

O encontro também contou com a participação da Irmã Eduarda Brandão, da Congregação das Irmãs Angélicas de São Paulo, e dos seminaristas da etapa do discipulado/Filosofia da Diocese de Vacaria. Da mesma forma, esteve presente a equipe de Animação Vocacional Diocesana (SAV), que oportunizou reflexões acerca do chamado à santidade, testemunhos vocacionais e a diferenciação dos carismas presentes na Igreja.

A Renovação Carismática Católica está espalhada por todo o mundo, e na Diocese de Vacaria  presente em dez paróquias. O Espírito chama a um despertar e lançar-se para águas mais profundas. É nesse sentido que o coordenador da RCC na Diocese de Vacaria, Guilherme Coloniezzi Erthal, resume o 5° Congresso como uma “experiência de fé, com Jesus, com o Espírito Santo, com Nossa Senhora e com a própria Igreja. Vemos que a cada momento, a cada partilha e a cada animação temos a confiança para seguir o que o Senhor quer para nossa vida”. O coordenador ressaltou ainda que “o 5° congresso diocesano da Renovação Carismática Católica é a concretização de um sonho, que foi contido pela pandemia, mas com a Graça de Deus foi realizado”.

A tesoureira diocesana da RCC, Naiane Ferreira Portela Erthal, destaca que “o Congresso foi um momento de encontro e reavivamento dos grupos de toda a Diocese”. Naiane, ao ser questionada sobre o sentimento que traspassava aquele momento, disse que se resume na “alegria por voltar ao Senhor em comunidade”. Nesse sentido, o secretário diocesano, Alisson Gasparini da Silva, disse que o congresso vem “afirmar ainda mais esse amor que Deus tem por nós e o quanto necessitamos de conversões no nosso dia a dia”. Alisson ressalta ainda que, “nesse encontro, o Espírito Santo lança muitas sementes nos corações dos participantes, e que de pouco a pouco todos vamos colhendo seus bons frutos”.

O encontro encerrou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Rene Zanandréa, que motivou todos à união e a comunicar a vida, a Boa Nova e a alegria da Salvação. Estiveram presentes cerca de 130 pessoas, vindas das diversas paróquias da Diocese.

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria e Guilherme Coloniezzi Erthal/RCC Diocesana

Fotos: Guilherme Coloniezzi Erthal/RCC Diocesana