homenagem_dom_orlando_medalha_zilda_arns_1

A Câmara Municipal de Vereadores de Vacaria, em sessão solene na noite de segunda-feira, 6 de julho de 2020, homenageou Dom Orlando Dotti, bispo Emérito de Vacaria, com a “Medalha Zilda Arns”.

A homenagem foi proposta pela vereadora Rita de Cássia Zamboni e aprovada por unanimidade pelos vereadores do Município de Vacaria. Criada em 2003, a Medalha Zilda Arns é concedida a pessoas que se destacam em trabalhos voluntários na cidade e carrega o nome da médica e pediatra e sanitarista brasileira, que atuou no combate à mortalidade e à desnutrição das crianças, com a criação do soro caseiro e da farinha multi mistura.

Em seu pronunciamento, Dom Orlando destacou: “vocês podem perceber a necessidade que o padre tem de uma comunidade e a necessidade que a comunidade tem de um padre. Para nós é impossível viver sem comunidade. Com a comunidade nós partilhamos nossas alegrias, nossos sofrimentos. Com a comunidade nós caminhamos na fé. Sem comunidade nós não somos nada. O padre não existe para si, ele existe para a comunidade. O pastor não existe para si, ele existe para a comunidade. A comunidade me faz crescer na fé”.

Na homenagem estiveram presentes o bispo diocesano de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra, acompanhado de padres, um diácono e lideranças comunitárias de Vacaria. O número de participantes precisou ser limitado devido às restrições de isolamento social impostas pela pandemia da Covid-19.

Texto : Pe. Rene Zanandréa e PASCOM Diocese de Vacaria, com informações da Câmara Municipal de Vereadores de Vacaria
Fotos: divulgação da Câmara de Vereadores de Vacaria