No dia 11 de julho de 2020 a Coordenação Ampliada de Pastoral da Diocese de Vacaria promoveu uma reunião com representantes das pastorais sociais, através da plataforma do Google Meet, com o objetivo de identificar o andamento dos trabalhos pastorais na dimensão social, bem como refletir sobre a 6° Semana Social Brasileira. A reunião contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Silvio Guterres Dutra; do coordenador de pastoral, Padre Rene Zanandrea; da secretária de pastoral, Cláudia Rossi; do articulador das pastorais sociais da Diocese de Vacaria, Orildo Carlos Bassoli. Participaram, também, representantes da Pastoral da Criança, Pastoral do Pão, Pastoral da Educação, Pastoral Carcerária, Coletivo de Mulheres, Cáritas Diocesana e coordenações de projetos sociais.

Inicialmente, a reunião estava prevista para acontecer presencialmente, na Paróquia São Paulo de Lagoa Vermelha. No entanto, em função da pandemia, a reunião teve que acontecer de maneira virtual.

A reunião contou com um momento de oração inicial, uma breve apresentação dos participantes e, na sequência, uma fala sobre o processo de articulação das pastorais sociais. O tema principal foi conduzido por Dom Silvio Guterres Dutra, acerca das iniciativas locais e regionais em torno da 6ª Semana Social Brasileira, que já está em andamento, sobre o tema Terra, Trabalho e Teto.

Entendeu-se que é necessário promover a pastoral de conjunto, desenvolvendo iniciativas coletivas e visando o bem comum das pessoas que mais necessitam.

Como encaminhamento da reunião ampliada de pastoral, foi marcada nova reunião para o dia 11 de agosto, às 19h30min, por meio das plataformas digitais. Nesta, juntamente com outras entidades convidadas, será refletido sobre o tema da 6ª Semana Social Brasileira. Há uma grande intenção de assumirmos coletivamente a realização de um projeto concreto da Pastoral Social na Diocese de Vacaria como culminância desta reflexão.

Que a mãe padroeira Nossa Senhora da Oliveira derrame suas bênçãos e aponte os caminhos para construirmos juntos uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna.

Texto: Orildo Carlos Bassoli e PASCOM Diocese de Vacaria
Imagem: Reprodução/Google Meet

Um comentário em “Diocese realiza 1º Encontro das Pastorais Sociais”

Os comentários estão desativados.