Encontro animadores vocacionais

A paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Caseiros, sediou, no último domingo (16), o primeiro encontro diocesano de animadores vocacionais paroquiais da Diocese de Vacaria.

Organizado pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) diocesano, o encontro iniciou com a Santa Missa na Matriz paroquial. Na sequência, foi reproduzido um vídeo de Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano, agradecendo a disponibilidade de cada animador. Logo após, o padre Marlon de Aguiar, de São João da Urtiga, trabalhou a espiritualidade dos animadores vocacionais, enfatizando que são vocacionados para chamar: “é Deus que chama, mas o animador tem a missão de ser essa ponte entre o chamado de Deus e a resposta do jovem”.

A reflexão seguiu na parte da tarde, com o referencial do SAV, padre Pablo Cechinato de Lima, que tratou especificamente da missão de ser animador vocacional. Segundo ele, os animadores vocacionais são aqueles que rezam pelas vocações, que incentivam a comunidade e os jovens para que vejam a beleza de ser cristão nas mais diversas vocações, que ajudam o pároco a encontrar e acompanhar os vocacionados e são olheiros vocacionais, que viabilizam a participação dos jovens nos encontros vocacionais, visitam os familiares e promovem campanhas para ajudar o Seminário.

Irmã Rozangela Steffenon, ISJ, da equipe diocesana do SAV, apontou que, nesse encontro, o grupo fez “a experiência dos discípulos de Emaús. Motivados e animados no serviço que nos foi confiado, como equipe, agregamos mais pessoas na caminhada diocesana de ‘olheiros’ vocacionais. A leitura orante da Palavra iluminou o desejo ardente que cada um trazia em seu coração”. Ainda de acordo com a Irmã, “foi um encontro que impulsionou a todos para se pôr a caminho com os olhos abertos, ouvidos atentos e confiantes na oração sermos mediadores para despertar as pessoas que Deus chama nas diversas vocações”. Já o casal Silvio e Carmen Silvestro, de Cacique Doble, avaliou o encontro dizendo que ele foi bom e que ajudou os animadores vocacionais a darem-se conta de que são pessoas especiais, escolhidas para colaborar com a vocação, que é chamado de Deus.

O encontro reuniu cerca de cinquenta pessoas de onze paróquias da Diocese.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Foto: Pe. Pablo Cechinato de Lima