Encontros forania - Vacaria

Depois de mais de um ano, na última semana, voltaram a acontecer os encontros de forania de forma presencial. As reuniões aconteceram entre os dias 14 e 18 de setembro de 2021 nas cidades de Ipê (Vila São Paulino), Maximiliano de Almeida, Machadinho, Muitos Capões e Vacaria.

Em todos os encontros, a pauta foi a mesma. De início a oração inicial pelo método da Leitura Orante, seguida da leitura da ata do encontro anterior. Na sequência o Pe. Rene Zanandréa, coordenador diocesano de pastoral, coordenou as atividades, iniciando pela partilha da ação evangelizadora dos representantes de cada uma das paróquias presentes, momento finalizado com a palavra do bispo diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra, com uma análise das falas, do contexto e da realidade.

Analisando as partilhas, Dom Sílvio destacou três pontos que marcaram a vida das paróquias e da Igreja neste tempo de pandemia: cancelamento de atividades, que nem sempre foram compreendidos; as crises, que geraram depressões e certa acomodação; e a criatividade, especialmente no que tange às novas tecnologias. O último destaque da fala do Bispo é para o pós-pandemia, questionando se o caminho é voltar ao normal, se basta encher as igrejas de novo ou é preciso algo mais.

Num segundo momento, os encontros foram marcados por um olhar para o futuro, para onde se quer caminhar. O primeiro aspecto foi um olhar para o Sínodo universal, sobre a sinodalidade, e para o Sínodo Diocesano. Sobre este último, foi apresentada sua identidade visual, hino, oração, proposta a partir do tema e das fases interna (como a Igreja é vista por quem está nela) e externa (como a Igreja é vista pela sociedade em geral).

Dando continuidade no pensar sobre o futuro, o setor de animação bíblico-catequética apresentou a proposta da Iniciação à Vida Cristã, com ênfase no sacramento do Batismo, e ainda um representante da Cúria Diocesana apresentou alguns aspectos da nova Lei Geral de Proteção de Dados. Os encontros encerraram com a palavra do Bispo, com anúncios e comunicados em geral.

O Pe. Rene Zanandréa, em entrevista à PASCOM, afirmou que neste ano os encontros tiveram características bem importantes. A primeira diz respeito ao número de pessoas participantes, que foi expressivo, “com muita vibração e acolhida daquilo que as outras paróquias partilharam”. Segundo o Padre, “o ver a Igreja dos últimos tempos ajudou a perceber as semelhanças de cada uma das paróquias neste tempo de pandemia, já que em muitas surgiram novas lideranças, bem como novas iniciativas”. Seguindo, o Pe. Rene destacou que nesses encontros foi possível “apresentar o que se pensa sobre os projetos da Iniciação à Vida Cristã e do Sínodo Diocesano, onde muitos manifestaram que agora foi possível compreender qual a proposta”. A partir das informações colhidas nas foranias, o Conselho Presbiteral se reunirá na próxima semana para planejar a 45ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro de 2021.

Os encontros de forania foram realizados com os devidos cuidados orientados pelas autoridades sanitárias e reuniram lideranças de todas as paróquias, sejam leigas, religiosas ou do clero.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: Seminaristas do Propedêutico e Pe. Rene Zanandréa