Fraternidade

O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) da Diocese de Vacaria foi criado no ano de 1999 e já apoiou mais de 157 projetos, nas mais diversas áreas. Os projetos apoiados pelo Fundo recebem, em média, o valor de R$1.500,00, de modo que, no período de sua existência, já foram destinados mais de R$178.500,00.

Existe também o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), administrado pela Conferência Episcopal, formado por 40% da coleta realizada em todo o Brasil por ocasião do Domingo de Ramos. Desde sua criação, o FNS já apoiou dois projetos na Diocese de Vacaria.

Ambos os fundos possuem, segundo o Texto Base da CF 2023, o “objetivo de promover a sustentação da ação social da Igreja Católica no Brasil”, procurando “responder a cada ano às necessidade mais urgentes do momento, sempre que possível considerando a realidade nacional”.

Dos 60% restantes dos recursos arrecadados pela Campanha da Solidariedade, 10% são enviados para o Fundo Regional de Solidariedade para apoiar e fortalecer as iniciativas das Pastorais Sociais.

Perfil dos projetos

Os projetos apoiados pelo Fundo possuem o seguinte perfil:
● Geração de renda, associativismo e economia solidária;
● Educação para a solidariedade e formação da consciência;
● Promoção da saúde alternativa, preventiva e comunitária;
● Resgate da cultura, cidadania e dignidade humana;
● Apoio à população em situação de risco;
● Meio ambiente e reciclagem.

Campanha da Fraternidade 2023

É importante destacar que a cada ano o Fundo Diocesano de Solidariedade apoia projetos que estejam em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade. Neste ano, o tema escolhido foi “Fraternidade e fome”: “a fome é um descaso com a vida humana e consequentemente um contra testemunho. Num país como o Brasil, líder mundial na produção de alimentos, ver pessoas passando fome revela muito sobre nossa economia, nossa cultura, nossa política e nossos cidadãos”. Diante disso a CF 2023 vem com o intuito de nos desacomodar e repensar a situação de tantas famílias e comunidades inteiras que passam fome.

A CF 2023 propõe refletir o tema da fome a partir da perspectiva cristã entendendo, sobretudo, que não existe fé sem obras e que qualquer discurso religioso sem uma prática de vida coerente torna-se estéril e vazio. O objetivo geral da CF 2023 é “sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo”.

Através da colaboração com a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos, você pode ajudar na manutenção dos fundos e no apoio a novos projetos.

Envio de propostas de projetos

O envio de projetos para o Fundo Diocesano de Solidariedade solicitando ajuda para combater as situações de vulnerabilidades sociais deve ser encaminhado pelos telefones (54) 3231-1373 ou (54) 99988-4865, com Cláudia ou Orildo.

Texto: Pastorais Sociais/Orildo