pastorais sociais

No último dia 9 de março aconteceu um encontro virtual das pastorais sociais da Diocese de Vacaria com o objetivo de refletir sobre o tema da fome e das alternativas possíveis para a superação dessa e de outras vulnerabilidades sociais, com base nas reflexões da Campanha da Fraternidade 2023.

O encontro foi assessorado por Leila Ghizzoni, nutricionista, pós-graduada em Desenvolvimento Rural, Educação e Saúde, extensionista rural social da Emater/RS – Ascar, responsável pelas áreas de segurança e soberania alimentar e educação e promoção da saúde. Também tivemos a participação na assessoria de Jordano Luís Girardi, Técnico em Agropecuária e graduado em Desenvolvimento Rural, encarregado do setor de programas sociais e institucionais CONAB/RS. Para auxiliar o debate ainda participaram Júlio César Paris, extensionista rural da Emater/RS-Ascar, que é responsável pelos projetos do PAA na região da Diocese de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano, e as coordenações das pastorais sociais da nossa Diocese.

Na oportunidade refletiu-se sobre a segurança alimentar; dados sobre a fome em nossa região; segundo INSAN (inquérito de segurança alimentar); a produção de alimentos para autoconsumo; as hortas e pomares; o eixo 1 da conferência segurança alimentar; o público assistido pela Emater. Também refletimos sobre o PAB – Programa Alimenta Brasil e as políticas públicas voltadas par a superação da fome.

Como encaminhamento do encontro, ficou definido que as pastorais sociais da Diocese de Vacaria irão participar dos espaços de articulação das campanhas de coletas de alimentos e dos programas sociais existentes na região, para fomentar iniciativas concretas para a superação da fome, especialmente nos municípios mais populosos da Diocese.

Texto: Pastorais Sociais/Orildo
Imagem: reprodução Google Meet