No decorrer desta semana aconteceu, na casa de missão das Irmãs Angélicas de São Paulo, em Caseiros, a visita canônica da Superiora Geral da Congregação, Madre Santina Capelini, juntamente com a Priora Provincial no Brasil, Irmã Lenize Abreu.

Em entrevista à PASCOM Diocesana, a Provincial no Brasil, Irmã Lenize, disse que é um tempo de muita graça, pois a Madre Geral, com a própria Graça de Estado que lhe foi concedida à frente da Congregação, sempre traz muito crescimento para toda a Província e em todas as comunidades por onde passa. A Provincial acrescentou ainda que é uma grande alegria tê-la como representante maior de toda a Congregação, mas acima de tudo, trazendo a Benção Apostólica para todos.

A visita canônica é realizada oficialmente pela Madre Geral ou ainda por outra irmã  delegada. Neste ano, a visita teve como primeiro compromisso a celebração dos 100 anos de presença das Irmãs Angélicas no Brasil, cuja celebração ocorreu no último dia 6 de maio. A visita é um momento propício para que se possa conhecer a realidade das comunidades, verificando como estão as vidas de oração, comunitária, pastoral e apostólica, além de analisar as necessidades das casas de missão e realizar ponderações quando necessário.

A casa de missão em Caseiros é a única da Congregação das Irmãs Angélicas na Diocese de Vacaria. O trabalho das irmãs na Diocese já conta com mais de 50 anos de história. Atualmente, as irmãs se envolvem, além do apostolado na paróquia de Caseiros, com trabalhos diocesanos, como no Serviço de Animação Vocacional.

Após a visita à comunidade de Caseiros, a Madre Geral teve também a oportunidade de conhecer a Catedral Diocesana Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria. A visita Apostólica continua nos próximos dias em outras casas de missão espalhadas pelo Brasil.

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria

Foto: Irmã Eduarda Brandão, ASP