O clero regular e secular da Diocese de Vacaria, entre os dias 16 e 18 de maio de 2022, participou de um encontro formativo sobre a liturgia. O curso, que aconteceu no Centro de Formação, em Vacaria, buscou refletir, de modo especial, sobre a presidência litúrgica.

O curso foi assessorado pelo padre Carlos Gustavo Haas, do clero da Arquidiocese de Porto Alegre. Padre Hass é mestre em Liturgia pelo Pontificio Istituto Liturgico (1994), coordenador do Curso de Teologia da PUCRS e membro da comissão Doutrina da Fé da CNBB.

Formação permanente do clero

O assessor manifestou que aceitou o convite para o encontro pois acredita “ser muito importante que numa Diocese, os padres, junto com o seu o bispo, reservem um momento para estudo, reflexão e formação de diversos temas relacionados à fé e à Igreja. É algo muito especial e grandioso quando o clero de uma Diocese reserva três dias para estudar, refletir, debater assuntos relacionados à liturgia”. Continuou afirmando que “o tema da liturgia, específico do encontro, é muito importante, pois atinge diretamente a pessoa do padre e o seu ministério. Também diz respeito à relação do bispo com os padres e destes com o povo de Deus que participa das celebrações”.

Dom Sílvio Guterres Dutra, Bispo Diocesano de Vacaria, fazendo referência à formação permanente dos presbíteros, afirmou que “estas iniciativas formativas ajudam os presbíteros a se verem como pessoas em constante formação e atualização, como exigência de uma sociedade e cultura que mudam constantemente e exigem novas habilidades também dos ministros ordenados. Muitas vezes, a referida formação permanente se expressa nas dioceses através da chamada Pastoral Presbiteral, que dinamiza e efetiva as diversas iniciativas formativas”.

Dom Sílvio considerou o encontro como um momento vinculante do clero presente na Diocese. Segundo ele, “a participação dos presbíteros nos encontros de formação, bem como nos retiros espirituais anuais, na Missa do Crisma (com a renovação das promessas sacerdotais) e nas assembleias e reuniões diocesanas, faz parte de um conjunto de atividades que entendemos como vinculantes, ou seja, todos os padres são convocados a participar como consequência natural de sua própria condição de ministros ordenados. Portanto, não são compromissos opcionais, mas decorrem do sim dado no dia da própria ordenação”.

A presidência litúrgica

Sobre o tema litúrgico escolhido, padre Haas afirmou que: “nós escolhemos o tema da presidência das celebrações litúrgicas, abordando aquilo que é próprio dos padres e dos bispos: presidir. Isso quer dizer: estar à frente, conduzir, orientar a assembleia, fazer que ela realmente participe da ação litúrgica”. Para o Bispo Diocesano, a presidência litúrgica está “vinculada ao próprio ser do presbítero, que antes de cumprir a missão de dispensador das liturgias aos fiéis que lhe são confiados, é ele mesmo um homem orante”. Padre Gustavo, por fim, afirmou que “o tema da presidência é muito complexo. Não é fácil para o padre presidir uma celebração. Exige muitas coisas, de sua própria pessoa e seu conhecimento litúrgico; mas também da assembleia e da sua formação litúrgica. Portanto, é um tema muito complexo e delicado, mas essencial”.

Viver intensamente o que se celebra

Dom Sílvio avaliou que o encontro formativo foi de alta qualidade, “tanto pela importância do conteúdo apresentado, como pela grande adesão dos presbíteros e pelo clima fraterno que se criou entre todos. É necessário ressaltar igualmente a capacidade extraordinária do assessor, Pe. Haas, em encantar a todos pelo tema e, como bom pedagogo, indicar o caminho das respostas a tantas interrogações que surgiram durante os três dias. Ele ajudou-nos a ver no próprio Missal Romano mais do que um instrumento útil para nossas liturgias, mas como uma fonte segura, acessível e permanente de formação”. Avaliou ainda que a formação “ofereceu elementos para que cada presbítero viva mais intensamente o que preside na liturgia, o que, consequentemente, se torna um ganho significativo para todos os fiéis diante dos quais ele está como servidor”.

Padre Carlos Gustavo Haas, por sua vez, afirmou que sai do encontro “muito contente, pois tenho certeza que os padres levaram a sério esse momento de formação. Houve muita participação, perguntas e troca de experiências. Houveram, também, bonitas celebrações. Eu tenho certeza que esse encontro alcançou os seus objetivos, graças ao empenho dos padres e do bispo na sua realização”.

Texto: Edimar Scopel/PASCOM Diocese de Vacaria

Foto: Edimar Scopel/PASCOM Diocese de Vacaria e Pe. Rene A. Zanandréa