Pe. Elcio Alcione Cordeiro
Pe. Rogério Luiz Zanini

A Itepa Faculdades ao longo de seus quarenta anos, optou e priorizou nas suas ações, em tornar concreta uma autêntica prática pastoral. Compreendida esta, como um movimento dialético de inserção na realidade, tendo por fundamento a encarnação de Jesus (Jo 1,14).

A centralidade de tal prática se configura em protagonizar sujeitos do processo de evangelização; e no mesmo movimento tornar a experiência dos sujeitos objeto de investigação a partir da ciência teológica. Trata-se de tornar concreta esta relação dialética representada pela prática de Jesus que desacomoda e dá o que pensar, tornando mais alegre e desafiante a vida cristã.

Paradigmaticamente, trata-se de compreender a missão eclesial, como aquela que está alicerçada no amor de Deus revelado em Jesus e que dá sentido à vida humana. A vida se alcança quando se coloca em prosseguimento o mandato missionário: “Ide por todo mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Nesse sentido, o Papa Francisco entende que:

Naquele “Ide” de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje somos todos chamados a esta nova saída missionária. Cada cristão e cada comunidade deve discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (EG 20).

Nesta afirmação encontramos um dos principais caminhos para a missão eclesial, qual seja: a missão se realiza no “ide”, ou seja, na perspectiva da Igreja em saída; do contrário deixa de exercer sua originária missão e se torna como um sal insosso. Na compreensão do “ide”, o Pastor percebe os novos cenários e os desafios da missão evangelizadora da Igreja. E, consequentemente, o chamamento para todos, não somente para os que ocupam os ministérios na Igreja, mas “cada cristão e cada comunidade deve discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede”. O rumo também é indicado pelo Papa: “sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho”.

Na Itepa Faculdades este desafio de uma Igreja em saída missionária, encontra-se concretizada através da proposta da Metodologia histórico-evangelizadora que se traduz na prática de meditar/vivenciar/refletir quatro momentos interligados. 1) o agir pastoral com a observação é condição; 2) o registro para que o agente se coloque em processo de conversão; 3) sessão de estudo com o objetivo de aprofundar com o objetivo de superar o amadorismo e as lacunas encontradas na pastoral; e, por último, 4) o reencaminhamento que nasce como uma nova inserção, na qual o agente agora também possui outros elementos para realizar a evangelização.

Desta forma, a Itepa Faculdades direciona, propõe como fio condutor da ciência pastoral a Metodologia Histórico-Evangelizadora, que permeia toda a ação formativa, bem como o processo de evangelização. Tal compreensão e prática metodológica, possibilita entre outras, que o agente de pastoral concretize o seu pensar e o agir de forma sustentada na ação/reflexão/ação, isto é, uma simbiose entre prática e teoria, porque ambas são complementares/essenciais e se ajustam na prática pastoral.

Enfim, a Itepa Faculdades exerce a função entre outras, de aguçar, formar e acompanhar os agentes pastorais no agir pastoral, compreendidos estes, como aqueles que estão dispostos a dialogar, participar, transformar a realidade excludente e viver em comunhão com o povo de Deus. É missão da Igreja levar Jesus Cristo libertador a toda a pessoa humana, de maneira particular, os esquecidos, miseráveis e vulneráveis, seguindo com coragem o horizonte cristão: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

Pe. Elcio Alcione Cordeiro

Professor na Itepa Faculdades. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2020). Presbítero da diocese de Palmas – Francisco Beltrão/PR.

Pe. Rogério Luiz Zanini

Professor na Itepa Faculdades. Doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Católica PUC/RS, 2020). Presbítero da diocese de Chapecó/SC.

__
As opiniões expressas no presente artigo, são de total responsabilidade de seus signatários, não expressando a posição oficial da Igreja Particular de Vacaria.