O Sínodo Diocesano e o processo de Iniciação à Vida Cristã (IVC) estiveram em pauta nas reuniões realizadas nas cinco foranias que compõem a Diocese de Vacaria. A primeira rodada de reuniões deste ano aconteceu nas cidades de Esmeralda, Lagoa Vermelha, Segredo (Ipê), Sananduva e São José do Ouro entre os dias 11 e 17 de março.

Sínodo Diocesano: O desafio missionário num mundo em transformação

Como tema central, esteviveram em pauta as duas sessões da Assembleia Diocesana do Sínodo, que acontecerão no mês de maio, no Centro de Formação, em Vacaria. Foram apresentados aos participantes das reuniões as prioridades apresentadas por cada uma das foranias e uma proposta de roteiro para as sessões. Segundo o padre Rene Antônio Zanandréa, coordenador de Pastoral, “foi importante submeter o roteiro das sessões a apreciação dos participantes das reuniões de forania, pois assim se amadurece e qualifica o próprio momento que está sendo pensado, organizado”. O mesmo roteiro passou, também, por avaliação do Conselho Presbiteral e pela Assembleia dos Presbíteros.

No entender do Coordenador de Pastoral, estamos “num estágio bem importante do Sínodo Diocesano. Quase todo o material produzido pelas paróquias e foranias já está na Secretaria de Pastoral da Diocese. Isso é parte da principal matéria-prima para a Assembleia Diocesana, somada à pesquisa realizada pelo Instituto Federal (IFRS) e aos elementos que obteremos com os assessores convidados”.

Iniciação à Vida Cristã: catequese do Batismo

Os passos dados nos últimos tempos pela Equipe Diocesana de Iniciação à Vida Cristã foram explicados nas reuniões. Segundo Pe. André Varisa, referencial do setor de Animação Bíblico-Catequética e IVC, “o processo de implantação do IVC na Diocese de Vacaria vem sendo gestado com carinho e esperado pela equipe diocesana. O mesmo está no passo de revisão final do texto de aprofundamento e prático sobre as dimensões e propostas para o Sacramento do Batismo. Na sequência da aprovação já haverá formações a nível de forania. Estas têm por objetivo garantir a formação, estruturação e embasamento das equipes paroquiais, que posteriormente disseminarão o projeto a nível paroquial”.

Padre André destacou, também, as formações para os catequistas do batismo, que acontecerão em cada uma das foranias da Diocese: 10/06 nas foranias de Sananduva e São José do Ouro; 15/07, na forania de Lagoa Vermelha; 02/09, na forania de Vacaria e Ipê.

O projeto será lançado oficialmente no dia 28 de outubro, na I Jornada de IVC e IV Jornada de Catequese, em Sananduva.

“Foram experiências muito bonitas”

Por fim, Dom Sílvio, em sua fala semanal no programa Tempo de ser Igreja, agradeceu “a todas as lideranças e padres que participaram dos encontros de forania. Fechamos uma rodada de encontros nesta última sexta-feira (17). Muito obrigado, de coração, pela presença, pelo espírito positivo de esperança que marcou decididamente essa rodada de encontros de forania. Obrigado pela disposição de serviço, de continuidade do Sínodo Diocesano, pela adesão ao projeto da Iniciação à Vida Cristã, pela chama acesa do Ano Vocacional Nacional, que está nos comprometendo a rezar e trabalhar mais pelas vocações em nossa Diocese. Foram experiências muito bonitas, embora cansativas, pois é um roteiro grande, mas valeu a pena ter passado por todas as regiões e perceber esse espírito de disposição e alegria no caminho de fé de tantas pessoas dedicadíssimas às nossas comunidades”.

Também estiveram em pauta a avaliação da 71ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora; a 45ª Romaria da Terra, que terá sua próxima edição realizada na cidade de Ipê; encaminhamentos da Pastoral Presbiteral; e outros assuntos de interesse das paróquias.

A segunda rodada de reuniões acontecerá entre os dias 8 e 12 de agosto de 2023, nas cidades de Lagoa Vermelha, São Paulino (Ipê), Santo Expedito, Machadinho e Vacaria.

Texto: Pe. Edimar Scopel/Pascom Vacaria
Fotos: Pe. Rene Zanandréa