Em setembro a Diocese de Vacaria festejará sua padroeira, Nossa Senhora da Oliveira. Uma Novena Semanal, que se inicia no dia 7 de julho, ajudará na preparação das festividades deste ano.

“Admirável Mãe Sinodal” é o tema que guiará as reflexões da Novena às quintas-feiras, no Santuário N. S. da Oliveira. Desde o ano 2020 a Diocese de Vacaria vive o seu Sínodo Diocesano e as Sagradas Escrituras atestam que Maria é uma Mãe Sinodal pela forma como foi presença, dialogou, silenciou, discerniu e agiu. Por isso a Novena Semanal contemplará essa Mãe Admirável, Mãe que caminha junto com seu povo.

Neste ano se completam 20 anos da inauguração do Santuário construído no local onde teria sido encontrada a imagem da futura padroeira em 1750, durante uma queima de campo, após o inverno.

Os serviços litúrgicos da Novena contarão com pessoas que estão envolvidas no processo do Sínodo, representantes de alguns serviços em nível diocesano e os dois diáconos que neste ano serão ordenados presbíteros.

Quem não tiver possibilidade de estar presente no Santuário nas quintas-feiras, às 18h, poderá rezar a novena através do Facebook da Catedral.

Texto: Pe. Rene Zanandréa