Romaria Consoladora 2023

No último domingo (26) foi celebrada, no Santuário Diocesano de Ibiaçá, a abertura da novena mensal em preparação à 71ª Romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos.

Tendo como lema “Com a Mãe Consoladora no caminho de uma Igreja sinodal”, a Romaria Consoladora 2023 provocará para a reflexão acerca de um tema emergente na Igreja hoje: a sinodalidade. O tema, segundo o reitor do Santuário, Pe. Edio Bresolin, está em sintonia com o caminho que está fazendo a Igreja no mundo inteiro e também na Diocese de Vacaria. Pe. Edio ainda apontou “que a Missa de abertura da novena e por consequência da Romaria foi um momento bonito e emocionante, porque as pessoas estavam com saudade de voltar ao Santuário, de participar de uma preparação de Romaria”.

Dom Sílvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria, destacou que, originalmente, a palavra “sínodo” significa “caminhar juntos” e que Maria é modelo de sinodalidade. O bispo ressaltou ainda que os três passos do Sínodo da Igreja, convocado pelo Papa, bem como do Sínodo Diocesano de Vacaria, estão presentes na vida de Nossa Senhora: ela escuta, discerne e decide. Sua vocação começa com uma escuta, quando escuta o anjo e escuta o povo de Deus, levando-a a cantar o Magnificat. Ela também faz o discernimento, porque questiona como se dará a concepção. Por fim, toma a decisão: que seja feita a vontade de Deus. De acordo com Dom Sílvio, “toda vida de Maria é um caminhar juntos: ela caminha junto com Jesus desde a concepção, caminha com os discípulos, caminha com a Igreja. Maria se colocou a serviço do Espírito para cumprir uma missão”. Nesse sentido, “estar em sínodo é estar em Romaria, é caminhar juntos com uma finalidade bem definida: chegar a Jesus, chegar ao Reino de Deus”.

A Missa também foi de encerramento da visita pastoral à paróquia de Ibiaçá, onde o Bispo Diocesano se encontrou com lideranças das comunidades, com o poder público e visitou escolas.

A Romaria Consoladora 2023 está marcada para os dias 25 e 26 de fevereiro.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Fotos: Reprodução Redes Sociais