Brasão Episcopal de Dom Sílvio Guterres Dutra

Seguindo decisão firmada em reunião do Conselho de Presbíteros da Diocese de Vacaria, no último dia 11 de agosto, apresento aqui orientações sobre os procedimentos relativos à participação da nossa diocese no processo de campanha para as eleições municipais de 2020. Após significativa reflexão sobre a importância de incentivar nossos leigos e leigas a participarem da ação política, enquanto um dos seus campos próprios de atuação e missão, optamos por colaborar com aquilo que nos é próprio como Igreja oferecendo reflexões e subsídios para o discernimento. Assim, nossas iniciativas consistirão no que segue:

1. Será enviada a toda a diocese uma vídeo-mensagem do Bispo Diocesano sobre o sentido da participação política para os cristãos;
  2. Será distribuída, em cada paróquia, em uma pré-agendada celebração comunitária, a todos os candidatos ao executivo e ao legislativo, a cartilha eleitoral preparada pela CNBB para todo o Brasil;
  3. Será oferecida para toda a diocese a chance de participação em uma live sobre fé e política, com lideranças diocesanas não candidatas a cargos políticos;
  4. Será oportunizado um encontro, em plataforma virtual, por regiões da diocese, com os candidatos ao executivo que desejarem dialogar sobre a vocação política do cristão.

Com estes encaminhamentos de nível diocesano fica encarecidamente recomendado aos padres e diáconos que não participem de lives e campanhas públicas de qualquer que seja o candidato, independentemente do cargo a que concorra.

Em comunhão com o pensamento da Igreja de que a política é a nobre arte da construção do bem comum e caminho para a garantia de dignidade, desejo, sobre os que se colocam neste desafio de contribuir para a gestão pública, as mais abundantes bênçãos de Deus. Que Nossa Senhora da Oliveira interceda por todos os candidatos!

Dom Sílvio Guterres Dutra
Bispo de Vacaria

Faça o Download das Orientações para a Diocese de Vacaria: Campanha Eleitoral Municipal 2020