Com base no tema da 6ª Semana Social Brasileira (SSB), o Fórum Dom Orlando Dotti e a Diocese de Vacaria promoveram live sobre o “Mutirão pela Vida – por Terra, Teto e Trabalho”.

Mediado por Orildo Bassoli, Coordenador da Cáritas Diocesana de Vacaria e membro do Fórum Dom Orlando Dotti, a live contou com a assessoria do jovem Andrei Thomaz Oss-Emer, Mestre em Filosofia, professor e membro da Pastoral da Educação e inscrito na como pesquisador na “Economia de Francisco”, encontro mundial que carrega o nome do Santo de Assis. Segundo Andrei, o objetivo da proposta do Papa Francisco é “valorizar o que é bom e belo, valorizar as iniciativas, mas também os valores como, por exemplo, o cooperativismo, as associações de bairro, o orçamento participativo, a renda básica emergencial, os agricultores que optaram pela transição agroecológica, valorizam a produção nas agro florestas, as moedas sociais, a economia como dom e vocação”. A ideia é do resgate de valores, como a transparência, o resgate de jovens para superar as monoculturas. Andrei lembra ainda que a “Economia de Francisco” precisa iniciar por pequenas atitudes, como o resgate de sementes crioulas pelos agricultores, o cuidado com a terra e com a biodiversidade nos conventos e casas religiosas. A intenção é pensar “numa sociedade do bem-viver, não só do bem-estar. A pandemia nos levou justamente a repensar a economia a partir das pessoas”.

Segundo Andrei, a Economia de Francisco está juntado jovens do mundo inteiro, que estavam com o coração ardendo para participar do encontro em Assis, e agora, diante de um novo olhar, trazem Assis para todos os lugares. A caminhada da economia de Clara e Francisco está sendo construída por jovens que querem olhar para as suas realidades e para as suas comunidades, para o que já há de belo e bom nas periferias do mundo, levando tudo isso para que o espírito de Assis transforme.

Andrei destacou que a reflexão vem mostrando que a liberdade, a gratuidade, a fraternidade e o bem comum são valores essenciais na construção da economia de Francisco. Desse modo, é necessário repensar a economia desde as pessoas, pois enquanto uma pessoa morrer pelo sistema econômico, ele não pode ser considerado justo. É necessário dialogar desde princípios que possibilitem construir novos céus e nova terra onde não haja nenhum camponês sem terra, nenhuma família sem teto e nenhum trabalhador sem direitos.

Dom Silvio Guterres Dutra, bispo de Vacaria e referencial para as Pastorais Sociais do Regional Sul 3 da CNBB, contribui, refletindo que o princípio da interconexão é uma das grandes bandeiras da Economia de Francisco e da Laudato Si. Deste modo, quando conseguirmos entender que tudo está interligado, que as coisas não estão separadas, temos a possibilidade de uma mudança de mentalidade.

Padre Cláudio Prescendo, Vigário-Geral da Diocese de Vacaria, destacou que vê o Papa Francisco como o novo aggiornamento que o Concílio Ecumênico Vaticano II fala. Desde a reflexão da Doutrina Social da Igreja, compreende que a solução para uma nova economia deve brotar daqueles que são excluídos da economia de mercado, pelos que são marginalizados e desprezados por uma economia selvagem, por uma economia que mata. Destacou, também, que o Ensino Social da Igreja faz a mediação entre o Evangelho e a realidade, não permitindo a ideologização do Evangelho e o fundamentalismo bíblico.

Nesse processo, segundo Prescendo, a 6ª Semana Social Brasileira deve fortalecer as pastorais e movimento sociais e as organizações populares, para que do meio dos excluídos possam surgir novas propostas.

Por fim, Dom Sílvio convidou para continuar a discussão, juntos, de mãos dadas, para discernir e oferecer alternativas para este tempo. Orildo, por sua vez, aproveitou para anunciar que o debate iniciado nesta live continuará no mês de setembro, em data a ser divulgada, refletindo sobre o grito dos excluídos; e, de outubro a novembro, uma série de lives refletindo sobre as três palavras que compõem o tema da 6ª Edição da Semana Social Brasileira: terra, teto e trabalho.

Texto: Edimar Scopel e Renan P. Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Imagem: Reprodução/Youtube