Pastoral Carcerária

Os agentes da Pastoral Carcerária da Diocese de Vacaria reuniram-se nos respectivos grupos por Unidade Prisional para avaliar a caminhada de 2022 e projetar a continuidade da caminhada para 2023.

De acordo com a Ir. Iraci de Fátima Cirino dos Santos, ISJ, em ambos os grupos, de Vacaria e o de Lagoa Vermelha, “o dinamismo em servir e amar Jesus Cristo na pessoa dos irmãos de liberdade está muito forte. Sentimos que por ser um convite e envio do Senhor, precisamos fortalecer nossa ação evangelizadora como Igreja seguidora de Jesus Cristo e comprometida com os mais pobres”.

O trabalho da pastoral, depois de limitado devido à pandemia, está sendo retomando aos poucos. Lembra a Irmã que, nesse sentido, “o Senhor continua nos enviando, embora com grandes desafios que vão desde o pouco conhecimento da existência da Pastoral Carcerária, a dificuldade de ser presença junto às famílias, até a falta de um presbítero referencial da Pastoral Carcerária na Diocese”. Embora se tenha dificuldades, a Irmã ressalta que é preciso continuar com fé, confiança e muito amor no coração o trabalho de visitas nas casas prisionais.

Texto e fotos: Ir. Iraci, da Pastoral Carcerária