Dos dias 22 a 24 de setembro aconteceu, em São Leopoldo, a XXIX Assembleia Estadual da Pastoral Carcerária do Rio Grande do Sul. A Assembleia teve como tema “Vestir-se da nova humanidade” (Cf. Ef 4,24).

No primeiro dia do encontro, os representantes das 14 dioceses presentes foram convidados a revisar o novo regimento da Pastoral Carcerária do estado que, após longa discussão e análise, foi aprovada por unanimidade.

No sábado, após a Santa Missa, presidida por Dom Darley Kummer, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, deu-se a apresentação de alguns temas pertinentes à pastoral, apresentados pela Coordenadora Nacional da Pastoral Carcerária, Irmã Petra Pfaller.

Ainda na manhã de sábado, houve a eleição da nova coordenação regional da Pastoral Carcerária, sendo reeleito, por unanimidade, como coordenador regional o Padre Eduardo Haas, presbítero da Diocese de Montenegro. Este escolheu sua equipe de trabalho, que contará, a partir desse ano, com representação da Diocese de Vacaria, no secretariado regional, com a Irmã Iraci de Fátima Cirino dos Santos, SJC. Já na tarde do sábado houve uma partilha de experiências sobre algumas instruções normativas com representações da Frente dos Coletivos Carcerários e do Conselho Regional de Psicologia.

O último dia da assembleia contou com a Santa Missa dominical, a apresentação oficial da nova coordenação executiva regional, uma equipe ampliada composta por assessores escolhidos para auxiliarem nos trabalhos. A assembleia encerrou com a projeção de atividades para o próximo ano e a celebração de envio dos presentes.

Da Diocese de Vacaria, participaram três membros da pastoral carcerária. A próxima assembleia está marcada para os dias 13, 14 e 15 de setembro de 2024.

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: Irmã Iraci de Fátima Cirino dos Santos, SJC