O último final de semana (29 e 30 de setembro) foi marcado pela 47ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Com representantes das paróquias, pastorais, movimentos e setores da Diocese, os mais de cem participantes refletiram, de modo especial, acerca dos projetos elaborados e que comporão o Plano Diocesano de Pastoral 2024-2027.

As Prioridades Diocesanas

Com o término do Sínodo Diocesano de Vacaria, no último dia 1 de julho, na 2ª Sessão da Assembleia Sinodal Diocesana, os delegados sinodais votaram e escolheram como prioridades pastorais para os próximos anos a formação; a missão, expressa nos pequenos grupos; e a juventude.

Com a definição das prioridades, deu-se a formação de três comissões encarregadas da elaboração de projetos que contemplassem cada uma das prioridades e pudesse ser desenvolvido ao longo dos próximos quatro anos. Esses projetos foram apresentados e refletidos durante toda a sexta-feira, primeiro dia da Assembleia.

O primeiro projeto apresentado contemplou a prioridade juventude. Segundo Daniele Zambonin, “se faz necessária a criação de um projeto para a Juventude, para que possamos envolver os jovens que já participam e, também, irmos em busca dos jovens afastados”. O seminarista Renan P. Zanandréa, por sua vez, destacou que o intuito do projeto é “evangelizar a Juventude, formando jovens apóstolos”. Ainda segundo ele, “esse projeto busca contemplar atividades tanto a nível de Diocesano, com grandes eventos, como também atividades mais específicas de formação de base”. Entre as atividades propostas estão a Romaria da Juventude, a Missão Jovem e a Escola da Juventude, incluindo atividades vocacionais, esportivas, culturais e com outros setores e movimentos.

No que diz respeito à prioridade formação, Ir. Ivone S. Oliveira destacou que “a formação é algo importante e necessário, que antecede o próprio Sínodo, o qual nos deu espaço para formação”. Afirmou ainda que “o processo da formação na Diocese é indispensável para o andamento de todas as atividades da vida em comunidade”. Frei Nédio Pertile, OFMCap, por sua vez, apontou as linhas de formação pensadas pela equipe: no primeiro ano, o ano da fraternidade, “pensando a Igreja como uma comunidade aberta, missionária e permanente”. No ano seguinte, o ano da vida, contemplando as questões ligadas à bioética. Em 2026, o ano da comunidade, visto que “é necessário ‘realmar’ as comunidades, fortalecendo a reorganização das comunidades. Por fim, no quarto ano, o ano do testemunho.

Quanto à prioridade missão, Pe. Felipe Cara enfatizou que a equipe pensou  “em iniciar justamente pelos zeladores e zeladoras de Capelinha”. Trata-se de “um projeto totalmente novo, com o grande objetivo de formar os pequenos grupos, pequenas comunidades cristãs, alicerçadas na oração, com o Santo Terço e, depois, partindo da dimensão bíblica, de modo que pudessem expressar sua fé”. Destacou, ainda, que  “esse projeto pode demandar uma certa renovação missionária de todas as paróquias, construindo pequenas comunidades locais, mas também evidenciando a oportunidade de formar uma Igreja toda missionária, onde o processo de acolhimento se junta com o processo de escuta nos pequenos grupos,  fazendo aflorar surgir novas lideranças dentro do contexto eclesial da Diocese”.

O primeiro dia encerrou com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano e a  reprodução do documentário A Carta.

Projeto Iniciação à Vida Cristã: Batismo

Aprovado na 43ª Assembleia Diocesana de pastoral, realizada em 2019, a Equipe Diocesana apresentou, nesta edição, a estrutura do texto que orientará a vivência do Sacramento do Batismo nas comunidades da Diocese e o trabalho pastoral das catequistas do batismo.

Segundo Pe. André Varisa, referencial do setor de Animação Bíblico-Catequética e IVC, “a Iniciação à Vida Cristã com ênfase no Sacramento do Batismo, foi tratado e  apresentado a proposta final do Diretório diocesano para este caminho catecumenal”. Segundo ele, o Diretório “busca a unidade diocesana, propondo um processo personalizado, salientando a proximidade, o acolhimento da igreja em saída, que busca a cultura Bíblica do encontro”.

Além disso, foi realizado o convite para a IV Jornada Diocesana de Catequese e I Jornada Diocesana do IVC, que acontecerá no dia 28 de outubro próximo, na paróquia São João Batista, de Sananduva, na qual será lançado o Diretório IVC-Batismo.

Romaria da Terra

Dom Sílvio Guterres Dutra, Bispo Diocesano de Vacaria, apresentou o cartaz da 46ª Romaria da Terra, que será realizada no município de Ipê, no dia 13 de fevereiro de 2024. O cartaz foi elaborado pelo Pe. Maiquel Sachetti e Indiamara Barizon.

Segundo o Bispo Diocesano, esta será uma Romaria propositiva, o que significa “trabalhar a Romaria apresentando as alternativas já conhecidas e testadas que vão em direção ao que compreendemos de cuidado com a Casa Comum, a criação e a sustentabilidade”.

A Romaria de Terra tem como tema “escutar a Mãe Terra e com Maria cuidar da vida” e como lema “escolha portanto a vida para que você e seus descendentes possam viver” (Dt 30,19).

Palavra de avaliação

Segundo o Coordenador de Pastoral, Pe. Rene A. Zanandréa, “a organização da 47ª Assembleia Diocesana de Pastoral tinha a preocupação e o cuidado de oportunizar a apreciação e qualificação dos três projetos que farão parte do Plano Diocesano de Pastoral. Essa tarefa aconteceu, de modo que, seguramente, percebemos o comprometimento da assembleia. Tínhamos consciência de que a sexta-feira seria intensa e exigente. E de fato foi! Mas teve a grandeza de contribuir para que os textos dos projetos traduzam os bons propósitos para com a Ação Evangelizadora na Diocese de Vacaria nos próximos anos”.

A próxima Assembleia Diocesana de Pastoral será realizada nos dias 27 e 28 de setembro de 2024.

Texto e fotos: Pe. Edimar Scopel/PASCOM Vacaria
Cartaz: Divulgação/Romaria da Terra