No último final de semana (18 e 19), representantes da Diocese de Vacaria participaram de dois eventos na cidade de Santa Maria: o 8º Mutirão da Comunicação (MUTICOM) e o II Seminário de Evangelização das Juventudes.

Organizado pela Pastoral da Comunicação (PASCOM) da CNBB Sul 3, a oitava edição do MUTICOM aconteceu no sábado (18) e abordou a temática “Comunicação e missão: o anúncio que brota do coração”. A programação contou com a acolhida e oração, conduzida por Dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria, bem como saudação inicial do Bispo Auxiliar de Porto Alegre e Bispo Referencial para as Comunicações Sociais no Regional Sul 3, Dom Juarez Destro. A conferência principal foi realizada pelo irmão Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R, e pela jornalista Camila Moraes, da TV Aparecida. Na parte da tarde, foram realizadas duas oficinas, uma sobre “Técnicas de motivação em apresentações de eventos” e outra “a Paróquia tá on: Redes Sociais e comunicação digital”. Também à tarde foi entregue o Prêmio de Comunicação “Eu faço a diferença”. O encontro encerrou com a Missa de envio, presidida por Dom Juarez. A próxima edição do evento será em Osório, no dia 7 de dezembro de 2024.

Já o II Seminário de Evangelização das Juventudes foi promovido pelo Setor Juventude do Regional Sul 3 da CNBB no sábado (18) e domingo (19). No sábado, além da Celebração Eucarística, o encontro contou com exposição das práticas de ações evangelizadoras nas Arqui/Dioceses do Estado. O Pe. Neilor Schuster, Coordenador do Serviço de Evangelização das Juventudes, apresentou a síntese sobre evangelização das juventudes no Rio Grande do Sul. No domingo, após a Celebração Eucarística, foi realizado um olhar para as atividades no ano de 2023 e para as perspectivas para o ano de 2024, sendo este último organizado por Dom Darley Kummer, Bispo Referencial para Evangelização das Juventudes. A atividade encerrou-se com o almoço.

Participaram dos eventos, representando a PASCOM Diocesana, o seminarista Renan Paloschi Zanandréa, e Igor Cechinatto de Lima. Pelo Setor Juventude, participaram o padre Marlon de Aguiar e Franklin Féderle. Segundo os representantes, “os encontros foram enriquecedores e inspiradores, tendo em vista a ação evangelizadora na Diocese de Vacaria, seja no âmbito da juventude, seja no que tange à comunicação”. Assim, a participação nesses eventos “contribui para uma caminhada em unidade com a CNBB Sul 3 e a caminhada da Igreja no Brasil”.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: Cléber Vieira da Silva e divulgação