Na oitava noite da novena em preparação à 70ª Romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá, aconteceram os ritos de acolhida dos seminaristas do Discipulado/Filosofia, admissão entre os candidatos às Ordens Sacras e instituição do Ministério de Acólito. Os ritos foram presididos pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, durante a Missa presidida pelo Padre Elisandro Guindani, Reitor do Seminário Maior da Diocese.

Na noite do dia 25 de fevereiro de 2022 foram acolhidos para a etapa do Discipulado/Filosofia os seminaristas Jorge Pessato, natural da paróquia São Paulo Apóstolo, de Lagoa Vermelha, e Rodrigo Machado da Silva, da paróquia Senhor Bom Jesus, de Bom Jesus. Na etapa do Discipulado os seminaristas passam a residir no Seminário Maior, em Passo Fundo, e a ter contato com a academia por meio dos estudos filosóficos. São também convidados a serem discípulos seguidores de Jesus Cristo. Como símbolo desta etapa eles receberam um crucifixo, que foi abençoado pelo Bispo no início do rito.

O segundo rito foi o de Admissão entre os candidatos às Ordens Sacras. Foram admitidos os seminaristas Maurício Zanotto, da paróquia São Pedro Apóstolo, de Vila Segredo, Ipê/RS, e Eduardo Santiesteban, também da paróquia São Pedro Apóstolo, de Vila Segredo, Ipê/RS. De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato.

O último rito foi o da instituição do Ministério de Acólito ao seminarista do terceiro ano da etapa da Configuração/Teologia, Renan Paloschi Zanandréa, natural da paróquia Cristo Rei, de São João da Urtiga. A partir do Ministério de Acólito os seminaristas passam a auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da santa Missa, podendo, também, distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis, mesmo aos enfermos, como ministros extraordinários. Através da vivência do ministério, o último recebido antes da Ordem, o seminarista é chamado a viver mais intensamente o sacrifício do Senhor, buscando conformar-se plenamente a Ele, crescer na fé e na caridade e proceder de tal modo que possa servir dignamente à mesa do Senhor.

A Diocese conta ainda com outros quatro seminaristas, sendo dois da etapa do Discipulado/Filosofia e dois no ano de estágio pastoral, totalizando nove seminaristas entre todas as etapas de formação.

Texto: PASCOM diocesana
Imagens: Divulgação/Matheus Pellin