Seminaristas são acolhidos entre os candidatos e instituídos leitores

Na oitava noite da novena em preparação à 71ª Romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, em Ibiaçá, aconteceram os ritos de admissão entre os candidatos às Ordens Sacras e instituição do Ministério de Leitor. Os ritos foram presididos pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra, durante a Missa presidida pelo Padre Elisandro Guindani, Reitor do Seminário Maior da Diocese.

Na noite do dia 25 de fevereiro de 2023 foi admitido entre os candidatos às Ordens Sacras Tiago Roberto Ghisolfi. De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconado e ao Presbiterado.

O último rito foi o da instituição do Ministério de Leitor ao seminarista do segundo ano da etapa da Configuração/Teologia, Maurício Zanotto, natural da paróquia São Pedro Apóstolo, de Vila Segredo, Ipê/RS. A função própria de quem recebe o ministério de Leitor é ler a Palavra de Deus nas ações litúrgicas, com exceção do Evangelho. Além disso, é convidado a dedicar-se ainda mais ao estudo da Sagrada Escritura, em vista do tornar-se discípulo fiel do mestre Jesus. Como símbolo desta etapa o seminarista recebeu das mãos do Bispo a Sagrada Escritura.

Padre Elisandro, durante a sua homilia, destacou que os ritos que acontecem anualmente durante a novena manifestam “o caminho que é feito no Seminário Maior da Diocese. Antes recebem os ministérios, marcando os passos e as etapas, para chegar ao bonito momento do sacramento da Ordem, com o diaconado e o presbiterado”.

A Diocese conta ainda com outros cinco seminaristas, sendo três da etapa do Discipulado/Filosofia, um na Configuração/Teologia e um no ano de estágio pastoral, totalizando sete seminaristas entre todas as etapas de formação.

Texto: PASCOM diocesana
Imagens: Divulgação/Matheus Pellin