Fundada no dia 15 de maio de 1961, por Dom Augusto Petró, então Bispo Diocesano da Diocese de Vacaria, a Cáritas Diocesana vive neste ano o seu Jubileu de diamante. Em celebração presidida por Dom Silvio Guterres Dutra, ocorrida na Catedral Nossa Senhora da Oliveira no dia 15 de maio de 2020, foi dado abertura ao ano jubilar com a benção de envio da Cruz Peregrina da Cáritas, que irá percorrer todas as paróquias que possuem grupos da Cáritas durante este ano jubilar.

O Jubileu é um momento importante para resgatar o espírito de solidariedade e fortalecer a caridade que existe em nossos corações. Vivemos um momento em que se torna oportuna e desafiadora a prática da caridade libertadora. Desejamos divulgar em todos os cantos de nossa Diocese, a bonita missão da Cáritas que é “Anunciar e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa e igualitária e fraterna junto com as pessoas em situação de exclusão social a caminho do Reino de Deus”.

Desde sua criação foram muitos sinais de esperança e de solidariedade que ajudaram a melhorar a condição de vida de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social. As ações vão desde a doação de roupas, alimentos e remédios, organização de projetos alternativos comunitários para geração de renda, luta pelas políticas públicas e pela garantia dos direitos sociais, bem como a defesa e proteção da nossa casa comum, com diversas ações de cuidado com o meio ambiente. Essas são algumas das marcas deixadas pela Cáritas Diocesana de Vacaria nesses quase 60 anos de história.

Atualmente, a Cáritas está presente em 18 paróquias de nossa Diocese, contando com mais de 130 agentes voluntários em 8 Cáritas paroquiais organizadas. São mais de 700 famílias beneficiadas diretamente em 42 grupos de Cáritas ativos. Desejamos que este ano jubilar possa suscitar novas esperanças e outros sinais de bondade, amor e fraternidade, especialmente para aquelas pessoas que mais dependem da nossa solidariedade.

Ao termino do ano jubilar poderemos celebrar, no dia 15 de maio de 2021, um grande congresso Diocesano, em Sananduva, tendo a certeza de que Deus se faz presença em todos os lugares onde a vida se encontra ameaçada e que nos conclama a promover e a defender a vida.

Que Nossa Senhora da Oliveira conceda saúde e proteção para todos os agentes voluntários espalhados por todos os cantos da Diocese de Vacaria, para que continuemos firmes e confiantes em nossa missão em favor dos menos favorecidos.

Texto: Orildo Carlos Bassoli,
Coordenador Diocesano da Cáritas