Plano Diocesano de Pastoral 2024-2027: Igreja missionária em um mundo em transformação, em processo de elaboração e fruto do Sínodo Diocesano de Vacaria, foi tema central das reuniões de foranias. Elas aconteceram entre os dias 8 e 12 de agosto, nas cidades de Lagoa Vermelha, Ipê, Santo Expedito do Sul, Machadinho e Vacaria.

Em cada uma das foranias foi apresentada a composição e os membros das três comissões que elaborarão o projeto para cada uma das prioridades escolhidas pelo Sínodo Diocesano: juventude, missão/pequenos grupos e formação. Estes três projetos comporão o Plano Diocesano de Pastoral. A elaboração dos projetos já iniciou e eles serão apresentados à Diocese na 47ª Assembleia Diocesana de Pastoral, em setembro. O lançamento está previsto para fevereiro de 2024, durante a 72ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora, em Ibiaçá.

Dom Sílvio recordou que o processo apresentado é fruto do trabalho sinodal, com grande participação de toda a Diocese. O que se apresenta é o resultado deste caminho, de modo que todos estão inseridos nesse processo.

O Curso de Canto Litúrgico e Pastoral (CCLP), que está em sua 12ª edição, acontecerá no próximo dia 14 de outubro. Na ocasião, acontecerá o lançamento da nova edição do Hinário Litúrgico Pastoral da Diocese: “Clave de Sol: ao Sol maior”. O Hinário, além de cerca de 500 cantos, trará orações, como as Preces Eucarísticas, já seguindo a tradução da 3ª edição do Missal Romano, e as orações dos padroeiros das paróquias da Diocese.

Sobre o projeto Iniciação à Vida Cristã – Batismo, destacou-se que a equipe está concluindo a elaboração do texto e este está sendo apresentado e estudado em cada forania. As ponderações vindas destes encontros estão sendo avaliadas e incluídas no texto. A versão final será apresentada em 28 de outubro, na IV Jornada Diocesana de Catequese e I Jornada Diocesana da Iniciação à Vida Cristã. O processo busca dar unidade ao processo desenvolvido na Diocese, em comunhão com o que já vem sendo feito no Brasil.

Outro tema abordado foi a Romaria da Terra, que a Diocese de Vacaria acolherá na cidade de Ipê, em fevereiro de 2024. A 46ª edição tem como tema “Escutar a Mãe Terra – e com Maria cuidar da vida” e lema “Escolha, portanto, a vida, para que você e seus descendentes possam viver” (Dt 30,19). Já estão sendo dados diversos encaminhamentos, como a confecção do cartaz, da revista, da oração e do hino. Na Romaria será feita homenagem a Dom Orlando Dotti e especial menção ao Pe. João Bosco Luiz Schio, à sra. Maria José Guazelli e ao sr. Delvino Magro. Será uma Romaria que buscará por em evidência a fé; terá uma abordagem mais propositiva, destacando o exemplo da agricultura agroecológica;  e a valorização das mulheres.

Também houveram comunicações referentes à vida pastoral da Diocese e combinações próprias de cada forania.

O coordenador de pastoral, pe. Rene A. Zanandréa, destacou que “cada rodada de reuniões das Foranias é, para mim, um termômetro que faz sentir como anda o pulsar da vida pastoral nas paróquias da nossa diocese. Desta vez, em particular, pudemos sentir que existe uma grande expectativa em torno do novo plano de pastoral que está sendo construído e é fruto de todo o trabalho do Sínodo Diocesano”.

Texto: pe. Edimar Scopel/PASCOM Diocese de Vacaria
Fotos: pe. Rene A. Zanandréa