romaria da terra

No dia 25 de fevereiro de 2020 dezenas de pessoas da Diocese de Vacaria participaram da 43ª Romaria da Terra na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, cidade de Mormaço, Diocese de Cruz Alta.

A realização da Romaria é um compromisso anual assumido pelas 18 dioceses que compõem o Regional Sul 3 da CNBB. Após uma caminhada, que se iniciou na comunidade São José dos Prólos e dirigiu-se até o Parque Municipal, ocorreu a Celebração Eucarística presidida por Dom Adelar Baruffi, bispo da Diocese de Cruz Alta e concelebrada por diversos bispos, dentre eles, Dom Silvio Guterres Dutra, bispo diocesano de Vacaria e bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral Sócio Transformadora Regional Sul 3 da CNBB.

Ao meio dia, após a benção, foi realizada a partilha dos alimentos. Um momento cultural com apresentação de artistas populares, além de oficinas temáticas sobre o “Bem Viver no Campo e na Cidade” marcaram a parte da tarde. Após a partilha das oficinas aconteceu o encerramento com a celebração de envio, o anúncio da Diocese que sediará a próxima Romaria, ficando definida a Diocese de Santa Cruz do Sul para 2021, e também a benção final e envio dos romeiros.

A edição deste ano da Romaria da Terra, que reuniu milhares de pessoas, teve como tema “O bem viver no campo e na cidade” e lema “Dá-me de beber” (Jo 4,7).