Missa do Crisma 2022

Na última Quinta-Feira Santa (14), a Diocese de Vacaria celebrou a Missa do Crisma ou Missa dos Santos Óleos na Catedral Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria.

Presidida pelo bispo diocesano, Dom Sílvio Guterres Dutra, a Missa reuniu o clero diocesano e religioso atuante na Diocese para a renovação das promessas sacerdotais, bênção dos óleos dos catecúmenos e enfermos, e consagração do óleo do Crisma.

Em sua homilia, Dom Sílvio partiu do discurso do Papa Francisco na abertura do Simpósio Internacional ‘Para uma Teologia Fundamental do Sacerdócio”, e falou das quatro colunas ou proximidades necessárias para reavivar e conservar o dom do sacerdócio: a proximidade com Deus, com o Bispo, entre os presbíteros e com o povo de Deus. O Bispo optou por tratar apenas de duas delas: a proximidade com Deus e a proximidade entre presbíteros.

Primeiro, o sacerdote é chamado a viver a proximidade com Deus, tendo em vista o próprio Batismo, sendo que cada um é convidado a revisitar o dia do batizado e o dia do chamado ao ministério. Daí a importância de uma vida espiritual sólida, tendo presente que o padre é também beneficiário daqueles dons que oferece às demais pessoas.

Segundo, a proximidade entre presbíteros, que implica na vivência da fraternidade presbiteral. Daí, a necessidade de caminhar juntos, em espírito de sinodalidade. Segundo Dom Sílvio, “pela força da entrada no sacramento da ordem, não temos outra escolha possível a não ser a fraternidade. Ela é o caminho”. E mais: “nosso ministério, possui uma radical dimensão comunitária e, portanto, o espírito sinodal faz bem a todo o Corpo Místico de Cristo. Toda decisão em prol da fraternidade se torna uma bênção para a evangelização”. Disso, vê-se que “maior valor assume a escolha pela fraternidade quando ela implica em acolher o diferente, suportar os mais fracos e sacrificar os próprios projetos pessoais pelo bem comum”.

Dom Sílvio ainda falou, ainda à luz do discurso do Papa, a vivência do celibato, que se torna possível pela oração e pela fraternidade. Refletiu ainda sobre o Sacramento da Reconciliação, incentivando os padres a atenderem os fiéis, mas também a buscarem esse Sacramento. Finalizou agradecendo a cada um pelo empenho em viver o próprio ministério.

Além dos padres seculares e regulares que atuam na Diocese, participaram da Santa Missa os seminaristas da Diocese, representantes dos leigos e religiosas. A Missa contou, também, com um número significativo de fiéis que acompanharam a transmissão realizada pela página da Diocese no Facebook.

Na Diocese, a Missa do Crisma é celebrada sempre na Quinta-feira Santa, pela manhã.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/PASCOM
Fotos: Eduardo Martello e Maurício Zanotto/PASCOM