finados_2020_1_Catedral

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu, no Dia de Finados 2020, a iniciativa “É tempo de cuidar da saudade e da Casa Comum”.

A iniciativa da CNBB provocou os brasileiros para o plantio de uma árvore no Dia de Finados, com o intuito de fazer memória dos falecidos. Outro objetivo foi promover a consciência ecológica e evitar aglomerações nos cemitérios. A CNBB indicou o plantio de árvores nativas de cada região ou, então, de árvores frutíferas.

Na Diocese de Vacaria diversas paróquias participaram da iniciativa. Exemplo disso é a Catedral Nossa Senhora da Oliveira, de Vacaria, onde o Bispo Diocesano, Dom Silvio Guterres Dutra, participou da ação. O plantio foi de três mudas de Oliveira (olea europaea), planta que aparece diversas vezes na Sagrada Escritura, além de ser referência à padroeira da Diocese, Nossa Senhora da Oliveira. Do fruto da Oliveira também é extraído o óleo que, depois de abençoado, é utilizado na administração dos Sacramentos do Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos. As três mudas de Oliveira foram plantadas em homenagem às vítimas da Covid-19, como chamada de atenção para o cuidado com a Casa Comum e pelos 270 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora da Oliveira nos campos de Vacaria.

Outra paróquia da Diocese que abraçou a iniciativa proposta pela CNBB foi a Santo Antônio, de Muitos Capões. O pároco, Pe. Frei Vilmar José Dall’Agnol, acompanhou, junto com a comunidade, o plantio de quatro mudas de árvores: duas na Igreja Matriz, uma no cemitério da comunidade São Roque e uma no pátio da comunidade São Sebastião, no Capão Grande.

A atividade proposta para o Dia de Finados, que conta com o apoio da Pascom e da Signis Brasil, faz parte da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”, promovida pela CNBB e pela Cáritas desde o início da pandemia da Covid-19. O objetivo desta Ação Solidária Emergencial é estimular iniciativas de cuidado ao próximo, com ajuda nos campos religioso, humano e emocional.

Texto: Renan Paloschi Zanandréa/Pascom Diocese de Vacaria
Fotos: Divulgação Paróquia Santo Antônio e Nossa Senhora da Oliveira