Recolhimento Vocacional 2020

No último final de semana, 24 e 25 de outubro de 2020, realizou-se um recolhimento vocacional, com os jovens que estão discernindo sobre a entrada no Seminário Propedêutico no ano de 2021. O objetivo foi reunir e integrar o grupo, conversar e rezar o tema da vocação.

O encontro foi promovido pelo Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Vacaria e aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Cacique Doble/RS. O tema escolhido foi: a minha vocação no ser da Igreja; e lema: nós somos uma vocação. O encontro buscou, com isso, refletir a importância da vocação na vida de cada ser humano, na vida e caminhada da Igreja.

Estiveram presentes três vocacionados oriundos das cidades de Bom Jesus, Vacaria e Lagoa Vermelha. Foram acolhidos na Paróquia pelo pároco e animador vocacional, Pe. Pablo Cechinato de Lima, juntamente com o seminarista do 3º ano da etapa da Configuração/Teologia, Marlon de Aguiar, membro da equipe de animação vocacional.

O encontro iniciou no sábado (24) com o almoço. Após uma breve apresentação houve um momento de oração com leitura orante do texto de Lc 13,6-9, passagem da figueira estéril. Após, o animador vocacional explanou sobre a proposta e dinâmica do encontro. O encontro contou, também, com a participação da Ir. Jandira Pereira, da Congregação das Irmãs Angélicas de São Paulo, que realizou uma conversa individual com cada um dos vocacionados.

O bispo diocesano, Dom Silvio Guterres Dutra, se fez presente, apresentando a eles uma reflexão acerca da vocação a partir do texto de Mt 13,44-46. Segundo ele, “a renúncia por si só não sustenta a vocação. Ninguém vai ser feliz por aquilo que deixou, pois a felicidade está naquilo que encontramos. É preciso ver a vocação como um tesouro encontrado, para ficar com esse tesouro é preciso renunciar”. Com isso, mostrou que o sentido da vocação não está no que deixamos e sim no que encontramos.

Na parte da noite houve um momento de adoração e partilha, com leitura orante a partir do texto de Jr 18,1-6. O domingo (25) teve início com a oração das laudes, Missa na comunidade paroquial, reflexão sobre o processo formativo, espaço para dúvidas e um almoço de confraternização.

Texto: Marlon de Aguiar
Imagem: Pe. Pablo Cechinato de Lima