O último final de semana (6 e 7) foi marcado por duas celebrações importantes na Catedral Nossa Senhora da Oliveira: ordenação e primeira Missa do Pe. Tiago Roberto Ghisolfi Martins.

No sábado (6), às 15h, foi celebrada a Santa Missa com rito de ordenação presbiteral, com a presença de diáconos, religiosos e padres da Diocese e visitantes. A Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Vacaria, Dom Sílvio Guterres Dutra

Em sua homilia, Dom Sílvio, mencionando o Evangelho do dia, afirmou que mesmo “sem citar diretamente a nossa vocação de ministros ordenados, fala largamente daquilo que se espera de um diácono, de um padre e de um bispo. Quão necessário é que nós também experimentemos esse modelo de amor afetuoso que faz levantar de madrugada para ir ao encontro do Mestre”. Dom Sílvio destacou ainda que “na escolha de Madalena, Jesus revela que lhe interessa mais a pessoa redimida do que seus pecados. Quantos demônios o Senhor já expulsou de nós, particularmente através do Sacramento da Reconciliação. Cientes da graça que é ser liberto de tantos males, respondamos com o amor de que somos capazes, tanto dirigindo a Ele, como dirigindo aos nossos irmãos. O fazemos não por negócio ou por barganha, mas por um santo constrangimento e por uma necessidade de gratidão. Sim, quem descobre-se amado sente-se constrangido a responder com amor. É próprio do amor saber confiar e saber arriscar, como testemunha Jesus”. Por fim, segundo o Bispo, “é importante ficarmos atentos às escolhas que Deus continua fazendo, ele costuma se conectar por canais menos convencionais, pois é próprio do Espírito Santo surpreender”.

Já no domingo (7), às 10h15min, o neossacerdote, Pe. Tiago, presidiu sua primeira Missa, também na Catedral Nossa Senhora da Oliveira. A homilia foi proferida pelo Pe. Vilmar Adelino Vicente, do clero da Arquidiocese de Florianópolis. Pe Vilmar foi formador e auxiliou no processo de acompanhamento até a entrada do Pe. Tiago na Diocese de Vacaria.

De acordo com o Pe.Tiago, quando relatou os sentimentos da ordenação, disse que “a ordenação é um testemunho vivo da fidelidade, bondade e misericórdia de Deus para com quem ele escolhe. O caminho foi percorrido com as mais variadas ‘paisagens’, às vezes campinas verdejantes e águas tranquilas, outras vezes vendavais e noites escuras. Porém, Deus se manteve ao meu lado e sempre colocou pessoas para me auxiliarem. A ordenação é a coroação de um processo para o serviço do povo de Deus. Ver a Catedral lotada alegrou muito meu coração. Tantas pessoas que foram se fazendo amigos na caminhada só  me leva a louvar a Deus”.

O Padre destacou ainda as impressões que teve ao celebrar sua primeira missa. O sentimento, segundo ele, “é indescritível, pois trazer Jesus no Santíssimo Sacramento da Eucaristia não tem como explicar. A única coisa que posso dizer é que é  maravilhoso ver como Deus trabalha e louvado seja Deus por sua imensa misericórdia”.

Segundo decreto de nomeações e transferências, publicado ainda no final do ano de 2023, o Padre Tiago foi nomeado como pároco da paróquia Santo Antônio, de Muitos Capões.

Texto: Eduardo Martello/PASCOM Diocesana