O Coordenador de Pastoral da Diocese de Vacaria, Pe Rene Zanandréa, participou da formação nacional para Coordenadores de Pastoral promovida pelo Centro Cultural Missionário da CNBB (CCM) e pela Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB.

Sessenta e uma pessoas participaram do encontro que teve como assessor o Pe Marcus Barbosa Guimarães, subsecretário adjunto de pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso.

O objetivo da formação é o aprofundamento das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, aprovadas na Assembleia Geral Ordinária da CNBB neste ano de 2019. De acordo com o Pe Rene, “a partir dessas linhas gerais (diretrizes) cada diocese e paróquia elabora seu plano adequado ao seu lugar. Destaco a preocupação acertada da Igreja do Brasil de pensar as cidades, a pastoral urbana. O desafio parece ser evitar que os indivíduos sofram do individualismo e anonimato que sufocam a vida. Uma pastoral da proximidade é o caminho apontado. Dentre outras sugestões está o incentivo ao cultivo de pequenas comunidades, onde as pessoas se apoiam e se incentivam. Pode ser experimentado por proximidade de moradia, ou entre grupos de afinidade, sendo um referencial concreto da comunidade maior. Mas não são comunidades isoladas. Haveremos de pensar estratégias para que essas pequenas comunidades eclesiais estejam interligadas, em rede, formando a grande comunidade paroquial. O sonho dessas COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS é muito bonito e valoriza muitas iniciativas que já temos entre nós. Incentiva a centralidade da Palavra de Deus no cotidiano e encontra na Eucaristia a plenitude da comunhão eclesial”.

A formação, que reuniu Coordenadores de Pastoral de arquidioceses, dioceses e prelazias de diversos lugares do Brasil, aconteceu entre os dias 12 e 16 de agosto de 2019 em Brasília.

Outras informações estão disponíveis na reportagem realizada pela Rede Vida de Comunicação:

Fontes consultadas: www.pom.org.br, acesso em 16 ago 2019.
Foto divulgação das POMs e Pe. Rene Zanandréa