2019_dia_do_padre

Na última segunda-feira (05 de agosto de 2019) foi realizado o encontro para comemorar a passagem do dia do Padre e, também, comemorar o primeiro ano de Dom Silvio Guterres Dutra como bispo de Vacaria. Além dos Padres do clero secular, participaram do encontro religiosos que atuam em paróquias da Diocese, o bispo diocesano de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra, o bispo emérito Dom Orlando Dotti, os seminaristas da Diocese, tanto do Seminário Maior quanto do Seminário Propedêutico e, também, parte da comunidade local.

O encontro iniciou com a Santa Missa, realizada no Santuário dedicado a Nossa Senhora de Caravaggio, na cidade de Paim Filho, sob a presidência de Dom Silvio, que em sua homilia destacou pontos que foram importantes ao longo de seu primeiro ano de ministério à frente da Diocese de Vacaria: a criação da equipe vocacional; o espírito de alegria nos seminários Maior e Propedêutico; as três ordenações realizadas na Diocese ao longo deste ano; a romaria em honra a Nossa Senhora Consoladora, de Ibiaçá; o retiro dos Padres, do qual o bispo participou; e, por fim, as visitas pastorais nas paróquias da Diocese. Dom Silvio clamou ao povo para que “continuem rezando pelos bispos e pelos Padres. nosso sonho é que possamos ser exportadores de Padres para outras regiões que carecem muito mais do que nós”.

A missa foi marcada, também, pela homenagem realizada pela comunidade painfilhense a todos os padres e seminaristas, que receberam uma rosa como símbolo do agradecimento da comunidade. Ao final o Padre João Carlos Zanella, coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral, elencou que “para nosso presbitério é um momento bonito, dia de união e fraternidade”. E sobre o primeiro ano de Dom Silvio na Diocese, Padre João destaca que “nosso presbitério se alegra com o primeiro ano do ministério de Dom Silvio em nossa Diocese. Transcorrido esse primeiro ano nós confirmamos que o Senhor nos mandou um pastor segundo o Seu coração”.

Logo após a missa, o encontro seguiu com um almoço e um momento de confraternização entre os presentes.

O encontro em comemoração ao dia do Padre é realizado anualmente na primeira segunda-feira do dia do mês de agosto, cada vez em uma paróquia distinta da Diocese.