encontro regional de presbíteros

Aconteceu dos dias 15 à 17 de novembro, o encontro regional de presbíteros do Regional Sul 3 da CNBB. O mesmo foi sediado em São Leopoldo, na Casa de Retiros CECREI, e contou com a assessoria do Padre Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo, e Dom Adimir Antonio Mazali, bispo referencial da pastoral presbiteral. Além disso, diversos bispos do Regional estiveram fazendo uma visita aos participantes do encontro.

Foram momentos de oração, estudo e convivência fraterna, com partilhas de vida entre os presbíteros do Rio Grande do Sul. A Diocese de Vacaria foi representada pelos padres Olívio Lúcio Dembogurski, coordenador da pastoral presbiteral da Diocese, Osvaldo C. González e Pablo Cechinato de Lima.

Na conclusão do encontro, como é de costume, foi realizada a elaboração de uma carta, com tópicos abordados pelo assessor e linhas de ação apontadas pelos participantes. Leia abaixo a carta na íntegra:

CARTA DO 38º ENCONTRO REGIONAL DE PRESBÍTEROS – SUL 3

Estimados irmãos em Cristo, nós, setenta e nove presbíteros diocesanos e religiosos, representantes das 18 dioceses do Rio Grande do Sul, estivemos reunidos durante os dias 15 a 17 de novembro de 2021, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei – CECREI, São Leopoldo, em nosso 38º Encontro Regional de Presbíteros.  Contamos com a presença de Dom Adimir Antonio Mazali, bispo referencial regional da Pastoral Presbiteral e a visita de outros bispos.

O encontro contou com a assessoria do padre Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo – SP, que abordou o tema “Diocesaneidade no ministério presbiteral” e lema: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e carregados de fardos e eu vos darei descanso” (Mt 11,28).

Na segunda-feira, 15, iniciamos com a oração, apresentação dos presbíteros e logo após a assessoria abordou sobre alguns sinais de preocupação na caminhada presbiteral, como o cuidado com a vida, saúde física, mental e espiritual. Procurar na caminhada sempre ter os olhos fitos no Cristo, Bom Pastor. Cuidar de si, mas cuidar das boas relações, de modo especial com os demais irmãos presbíteros. Encerramos as atividades com a missa presidida por Dom Adimir. Tivemos na parte da noite reunião com  os coordenadores diocesanos.

No dia seguinte, iniciamos com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo Dom Zeno Hastenteufel. A assessoria ajudou-nos a aprofundar essa nova linguagem teológico-eclesial, da diocesaneidade; uma das grandes riquezas que o Concilio Vaticano II nos proporcionou quando tratou da Igreja particular. Oficialmente institucionalizada a partir da Exortação Apostólica pós-sinodal Pastores Dabo Vobis de João Paulo II em 1992. Segundo Papa Francisco a “Diocesaneidade é uma experiência de pertença e compromisso com a comunidade diocesana”. O padre pertence a um corpo e esse corpo tem vários membros, entre os quais os irmãos de presbitério, não se isolando, mas sim em sintonia com os demais presbíteros. A Espiritualidade do padre diocesano fundamenta-se no seguimento a Jesus Cristo, o Bom Pastor, que amou a sua Igreja e por ela se entregou. Nosso carisma expressa-se no amor pela diocese, na unidade com o bispo, na vivência fraterna presbiteral e na predileção amorosa e serviço ministerial dedicado ao povo de Deus a nós confiado. Encerramos o dia com uma confraternização.

No último dia iniciamos com a Oração das Laudes, avaliação e encaminhamentos para o próximo ano: datas das reuniões, o 18º ENP a realizar-se de 09 a 14 de maio de 2022 no Santuário Nacional de Aparecida – SP.

Dom Adimir ponderou a importância do fortalecimento da Pastoral Presbiteral, com encontros de convivência, cursos e confraternizações. Que cada presbítero de a devida importância a uma profunda espiritualidade centrada na eucaristia; criar espaços para a escuta dentro da proposta da sinodalidade; e por fim, recordar que somos também formadores de novos presbíteros, dando uma atenção aos padres jovens e a animação vocacional.

O Encontro foi marcado pela convivência fraterna e partilha de experiências. Manifestamos nossa profunda comunhão com os irmãos presbíteros do nosso Estado, especialmente os que passam por provações, nossa solidariedade aos que morreram vitimados pelo COVID-19.

Após os avisos foi realizada a leitura da Carta do 38º ERP. Concluímos com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Rudinei Lasch, presidente da Comissão Regional de Presbíteros.

Desejamos que o Espírito Santo nos conduza na missão de cuidar do rebanho a nós confiado, invocamos a proteção de Nossa Senhora Medianeira e São Pedro.

São Leopoldo, 17 de novembro de 2021.

Encontro Regional de Presbíteros

Texto/Foto: Pastoral Presbiteral Diocesana